Cisterna garantirá água para mais de 55 mil aves em São Lourenço do Oeste
O Governo do Estado de Santa Catarina dispõe de vários programas para incentivar o produtor rural a permanecer no campo, um deles é o FDR – Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural, onde o produtor pode obter recursos por meio de financiamento para investir em sua propriedade, com prazo de cinco anos para quitar o investimento, sem juros. Na região de São Lourenço do Oeste a Agência de Desenvolvimento Regional e Epagri realizam um trabalho em parceria, divulgando este programa por meio de palestras e visitas às propriedades rurais da região, levando informações e cadastrando produtores, para impulsionar o setor agropecuário através de investimentos significativos nas propriedades rurais.
A ação tem apresentado resultados positivos, como se pode observar em uma propriedade rural situada no interior do município de São Lourenço do Oeste, mais precisamente no Distrito de Frederico Wastner, onde uma cisterna com capacidade para armazenar um milhão de litros de água está sendo edificada. A ação só se tornou possível através do trabalho realizado pelos profissionais da Epagri que atuam no município, que não mediram esforços no sentido de viabilizar um meio de captação, armazenamento e distribuição de água que vai auxiliar de forma significativa, três famílias de produtores rurais a enfrentar períodos de estiagem sem prejuízos à sua atividade econômica que é a avicultura.
Rosangela Krindges Suldowski é uma das beneficiárias. Ela garante estar satisfeita com a ação, já que a cisterna vai garantir o armazenamento de água para atender a demanda de 57 mil frangos distribuídos em três aviários. Segundo ela, a maior preocupação da família é com o fato de garantir água para os animais em períodos de estiagem, já que as aves consomem cerca de 40 mil litros de água por dia no verão. “Perfuramos um poço artesiano como alternativa para resolver o problema, mas não encontramos água e só tivemos prejuízos”, conta, salientando que aguardam ansiosos pela conclusão da cisterna. “Mal posso esperar para ver a cisterna pronta e com água armazenada”, acrescenta.
A produtora garante que os incentivos do governo catarinense, concedidos por meio dos programas da Secretaria de Estado da Agricultura, são fundamentais o trabalho no campo, com qualidade de vida e modernização na propriedade.
Na última semana, o secretário-executivo da ADR, Mauro Hahn, o gerente de Políticas Urbanas e Rurais e profissionais da Epagri, visitaram a propriedade para conferir de perto a implantação da cisterna, o trabalho dos agricultores e o resultado das ações que eles como agentes públicos, desenvolvem na região em prol do enriquecimento do setor agropecuário, trabalhando para que os incentivos estaduais contemplem também a região.
Viabilização da Cisterna
A viabilização se deu por meio de um contrato FDR que garante o repasse de recursos na ordem de R$ 60 mil às três famílias. Os beneficiários terão um ano de carência para começar a quitar a dívida, em parcelas iguais, num período de cinco anos.
Informações adicionais para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
ADR São Lourenço do Oeste
E-mail:ascom@snx.sdr.sc.gov.brejuliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1002 e (49) 8837-9273