Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Cirurgias eletivas: procedimentos avançam...

Cirurgias eletivas: procedimentos avançam em SC e representam recomeços na vida de pacientes

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Gabriel de 7 anos nasceu com frênulo lingual ou a chamada língua presa. Além da dificuldade da fala, a condição fez com que o menino tivesse atrasos no aprendizado. Diante da situação, há dois anos a família procurou auxílio na rede pública, e desde então aguardou por uma cirurgia: indicada para solucionar o problema. O paciente foi chamado para realizar o procedimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e comemora agora uma nova etapa na sua vida. 

As expectativas após a cirurgia do menino são as melhores possíveis: de poder desenvolver plenamente a fala, o estudo, participar ativamente das aulas e não ter mais medo de se expressar, como o próprio Gabriel relata. “Toda terça-feira tenho aula de informática, onde cada um tem que ler uma parte do texto, e eu falava que não queria ler, pois tinha medo de errar”, revela.

Cirurgias eletivas Hospital Infantil Joana de Gusmão

Assim como é o caso de Gabriel, somente entre fevereiro e abril, 69.306 mil cirurgias eletivas foram realizadas em Santa Catarina, número que coloca o estado no topo dos estados que mais fizeram esses procedimentos no país.

Cleber Fernando Tiezerini, avô de Gabriel, relembra como a língua presa afetou o desenvolvimento do neto. “Buscamos ajuda especializada, pois o desenvolvimento dele também dependia da fala, influenciando no seu aprendizado. A dificuldade dele era muito grande no dia a dia, sofrendo bullying na escola e sendo cobrado por seus professores. Felizmente, a vida do pequeno mudou desde que realizou a cirurgia.”

Cirurgias eletivas Hospital Infantil Joana de Gusmão


Santa Catarina lidera as cirurgias eletivas no país

O relatório apresentado pelo Ministério da Saúde, durante a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Tripartite (CIT), mostrou que Santa Catarina realizou 69.306 mil cirurgias eletivas entre os meses de fevereiro a abril, ficando à frente de São Paulo, que realizou 46.128 mil procedimentos, e de Minas Gerais, que fez 25.187 mil.

Até maio deste ano, foram realizadas 452.205 cirurgias no total, sendo 178.408 de emergências, 91.469 ambulatoriais oftalmológicas e outras 182.328 cirurgias com internação. Também houve um avanço nas cirurgias oncológicas em que atualmente 80% dos pacientes realizam o procedimento em até 60 dias após o diagnóstico, percentual que em 2022 era de apenas 48,5%.

Cirurgias eletivas Hospital Infantil Joana de Gusmão

Num comparativo entre os meses de janeiro a maio de 2022, para o mesmo período deste ano, o crescimento é de mais de 70% nas cirurgias eletivas com internação.

Conforme a determinação do governador Jorginho Mello, a Saúde do Estado dará seguimento às ações que contribuem para diminuir a fila, em especial, para os procedimentos dos quais existe historicamente uma dificuldade maior na execução, como as cirurgias de ortopedia, de alta complexidade e de urologia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support