Cinema da PRF está atendendo alunos da rede estadual de ensino em Campos Novos
Começou nesta quarta-feira, 12, as sessões de cinema da Polícia Rodoviária Federal, em Campos Novos. Estacionado em frente a Fundação Cultural Camponovense, a carreta com o cinema móvel deve atender algo em torno de 1.440 alunos da rede estadual de ensino até sexta-feira, 14.
Por meio do projeto Educação para o Trânsito e com palestras e filmes sobre o tema, os agentes da PRF estão conscientizando, alunos do 3º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio das Escolas Henrique Rupp Jr, Paulo Blasi e Coronel Gasparino Zorzi, de Campos Novos, sobre a necessidade de fazer a sua parte, enquanto pedestre, para a prevenção de acidentes de trânsito.
Com filmes realistas, mostrando dados sobre acidentes e suas causas, os agentes ensinam, de forma fácil, concreta e interativa quais os fatores que fazem parte do dia a dia que podem resultar em acidentes e como evitá-los. “Mostramos dados alarmantes, que demonstram que os acidentes de trânsito são a 2ª maior causa de morte de jovens. E destes, 98% são ocasionados pelo fator humano.”, ressaltou agente da PRF, Sandra Iris que ministrou palestras nessa tarde.
De acordo com o agente Muffato, que está prestando trabalho no cinema rodoviário, o projeto já passou por diversas cidades de Santa Catarina, Paraná e na próxima semana estará indo ao Rio Grande do Sul. “Trabalhamos com conscientização para o trânsito para diversos públicos. Hoje em Campos Novos estamos trabalhando com crianças e adolescentes, que não são motoristas, mas são passageiros e pedestres e que fazem parte do trânsito, no enatnto, também temos palestras voltadas para condutores e motoristas profissionais.”, explicou.
A PRF atua hoje apenas com uma carreta cinema, no entanto, segundo Muffato, o projeto já está em estudo para ser ampliado com outras unidades. Iniciado aqui mesmo, em Santa Catarina, o projeto já atendeu a diversas cidades do Estado. Também já atendeu cidades no Paraná, e na próxima semana deve estar indo ao Rio Grande do Sul.
De acordo com a gerente de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, Patrícia Tomazzoni Pelentir, que prontamente recebeu o projeto na cidade, as sessões são de grande valia para os jovens, porque tratam de situações verídicas, costumeiras e que fazem parte do dia a dia de todos. “Foram abordados diversos assuntos como uso de drogas e álcool combinado com direção, o uso de celular ao volante, e ainda a desatenção por parte dos condutores e pedestres, atitudes que todos devemos evitar.”, ressaltou.
A aluna Janaina Stiipp, de 14 anos, do 8º ano da EEB Paulo Blasi gostou muito da sessão. Segundo ela os vídeos demonstram comportamentos adotados por muitas pessoas, que as vezes, não levam a sério a gravidade de suas ações. “Muitas vezes usamos o celular ao atravessar uma rua, por exemplo, ou colocamos o cinto de segurança com o veiculo já em movimento. A sessão acaba por nos dar um choque de realidade, e através do que assistimos, relembramos as precauções que precisamos tomar.”, avaliou.
Leo Clube de Campos Novos também apoiou a iniciativa com a doação das pipocas para as sessões.
{article Camila Bebber Gomes – SDR Campos Novos}{text}{/article}