Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Cineclube da Mostra de...

Cineclube da Mostra de Cinema Infantil leva sessões gratuitas todos os sábados ao Cinema do CIC, em Florianópolis

Longa nacional “Pluft, o fantasminha” abre programação do mês no dia 1º (Foto: Divulgação)

De volta à programação semanal do Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), as sessões do Cineclube da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis são gratuitas e ocorrem todos os sábados, às 16h. A iniciativa conta com apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) e Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Confira os filmes de abril:

Dia 1º/4 – Sessão Longa Nacional (88 min) Livre

Pluft, o fantasminha (De Rosane Svartman, ficção, Brasil, 2022, 88 min) Livre
Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasma que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna de Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Julião, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota.

Dia 8/4 – Sessão Curtas de Animação Nacionais -Mostra 2022 (51 min) Livre

Aquarelado (e Elisa Guimarães, MG, animação, 2022, 3 min.)
“Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães e produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. É o último trabalho, de uma série de cinco músicas, lançado oficialmente na página do YouTube da Companhia, no dia 23 de abril de 2022. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A técnica de animação varia entre cut-out e tradicional.

O templo do rei (de Verônica Cabral, SP, animação, 2021, 5 min)
A tranquilidade dos pacíficos cidadãos de Jaguara é interrompida quando uma velha profecia se torna real.

O acordeonista (de Guilherme Dimov e Marcelo Pitel, SP, animação, 2022, 2 min.)
Um músico de rua vaga pela cidade à procura de um espaço para exibir sua arte, mas encontra dificuldades, pois o espaço urbano começa a ser disputado pelo som de caixas amplificadoras cada vez mais potentes.

João no reino de papelão (Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, SP, animação, 2021, 16 min)
João é um menino que gosta das coisas simples. Um Manoel de Barros mirim. Ele entra numa viagem a mundos imaginários em busca de sua coroa de Rei. Nessa viagem ele faz novos amigos e descobre que a felicidade está em todos os lugares. Sempre é tempo de aventura! Sempre é possível um novo olhar!

Tom-Tom dente de leão (de Ariédhine Carvalho, SP, animação, 2021, 3 min.)
Tom-Tom é uma menina de nove anos de idade, negra e de cabelos crespos, que quer ter os cabelos lisos como os de sua boneca. Quando esse desejo a frustra, Tom-Tom surpreende-se com a força e a leveza de sua própria beleza.

Lucy solta os bichos (de Sergio Martinelli e Billy Fernandes, SP, animação, 2022, 12 min.)
Lucy é uma menina de nove anos, vegetariana, que vive em um orfanato sonhando em um dia ser adotada. Ela tem o incrível dom de entender e falar com a natureza e com os animais, e nem mesmo os insetos escapam das suas conversas.

Coelhitos e Gambazitas (de Thomas Larson, SP, animação, 2022, 10 min.)
Pelo ponto de vista do irmão mais velho, a história tem como pano de fundo o segundo casamento do pai e a formação de uma nova família com a madrasta e sua filhinha bebê. A convivência e os conflitos da relação familiar têm como foco principal a relação entre as crianças e os aparelhos eletrônicos, principalmente porque o irmão mais velho mistura a realidade concreta com a fantasia dos ambientes dos jogos.

Dia 15/4 – Sessão Longa Internacional (75 min) – Parceria com a Semana Municipal do Livro Infantil

O segredo de Eleonor / Kérity, la Maison des Contes (de Dominique Monféry, Animação, França, 2009, 75min)
Nathaniel ainda não consegue ler, mas já conhece todos os personagens dos contos de fadas. Eles saem dos livros e ganham vida, pois precisam de ajuda para sobreviver e fazer com que suas histórias sejam conhecidas pelas novas gerações. Mais difícil que aprender a ler, será executar um plano para salvá-los.

Dia 22/4 – Sessão Curtas Internacionais (42min) Livre

Lístek, (de Aliona Baranova, República Tcheca, animação, 2019, 5 min)
Um enorme marinheiro ganha uma folha de outono de uma pequena garota. Isso o faz lembrar de seu lar. Quanto tempo faz que ele não está lá? Ele corre para encontrar seus velhos pais. O que irá encontrar?

Clair de lune (de Jean-Baptiste Caillet, Pauline Camensuli, Clara Beagrand, Hugo Bussiere, Hugo Jacquet (França, animação, 2020, 7min)
Sentindo-se culpado por ter esquecido o livro que havia prometido à sua filha, Tom precisa ser criativo para contar para ela uma história de fantasia e, assim, não desapontá-la.

Guillermina y Candelario – El Mejor Hermano del Mundo / Guillermina e Candelario O Melhor Irmão do Mundo (de Marcela Rincón González, Colômbia, animação, 2020, 12 min)
Guillermina está muito aborrecida com Candelario por ele ter danificado sua escultura de areia. Ela grita que o odeia e entra no mar para relaxar. Ao visualizar um cardume maravilhosamente sincronizado por seus laços de irmandade, Guille reflete. Assim, procura seu irmão para pedir-lhe desculpas e dizer que é o melhor irmão do mundo!

La piñata (de Verónica Ramírez, México, ficção, 2020, 13 min)
Lorena é uma menina de 7 anos que quer ganhar a competição de pinhatas da escola cujo grande prêmio é “uma bicicleta”. Então ela cria uma pinhata muito especial.

Ailin en la Luna / Ailín na Lua (de Claudia Ruiz, Argentina, animação, 2019, 5 min)
Cozinhar, lavar, passar, entre outras tarefas, fazem parte da rotina de Vilma, mãe de Ailín, menina inquieta de 4 anos que só quer brincar e precisa de atenção. Certo dia, ela tira a mãe do sério, e elas se afastam uma da outra. Mas Vilma reconhece que está cansada e esgotada, e logo as duas voltam a se falar.

Dia 29/4 – Sessão Clássicos do Cinema Infantil – Longa Internacional (103 min) Livre

Ponyo (de Hayao Miyazaki, animação, Japão, 2008, 103min)
Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto sosuke. Ele a leva para sua casa e decide cuidar dela. O amor e a amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo.

Informações adicionais para imprensa
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FCC

Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura (FCC) E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br Telefone: 48 3664 2571 / 2572 Site: cultura.sc.gov.br

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support