Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cinco escolas da regional...

Cinco escolas da regional de Jaraguá do Sul fazem contagem digital da alimentação escolar


Foto: Ana Cenatti / ADR Jaraguá do Sul

Para tornar o processo de contagem da alimentação escolar mais ágil, econômico e transparente a Secretaria de Estado da Educação (SED) desenvolveu um aplicativo de contagem automática das refeições servidas aos alunos. Na regional de Jaraguá do Sul são 29 unidades escolares, cinco delas receberam tablets para a contagem da alimentação.

Na tarde desta quinta-feira, 21, a assistente técnico-pedagógica da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul, Isirlene Aparecida Vavassori Sebold, entregou o segundo tablet para a escola Julius Karsten, de Jaraguá do Sul. “No ano passado duas unidades foram selecionadas e receberam dois tablets cada. Neste ano foram mais três escolas que receberam um tablet na metade do ano e agora estamos entregando mais um por causa do grande número de alunos”, explicou Isirlene. Com o tablet, fornecido pelo Governo do Estado, a contagem da alimentação passa a ser feita via QR code.

No ano passado, as escolas Elza Granzotto Ferraz, de Jaraguá do Sul, e a Felipe Manke, de Massaranduba, foram sorteadas pelo Programa Jornal e Educação, realizado pelo Grupo RBS em parceria com a SED, por meio dos jornais Diário Catarinense e A Notícia, onde os tablets além de funcionar como controle da merenda escolar, também são utilizados em ações de ensino e aprendizado. Em julho desse ano, as escolas José Duarte Magalhães e Julius Karsten, de Jaraguá do Sul, e a escola São Pedro, de Guaramirim, foram contempladas com dois tablets pelo Governo. As cinco escolas foram escolhidas por serem as escolas estaduais com maior número de alunos da região.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e tem o objetivo de obter informações específicas sobre o número de alunos que utilizam a merenda escolar, repetições, consumo de alimentação e ainda o cardápio que está sendo oferecido com a quantidade de calorias e outras informações necessárias que devem seguir o padrão estabelecido pela SED.

Segundo a diretora da Julius Kartens, Margarete Menestrina Luzzani, a rapidez e a eficiência na hora da distribuição alimentar dos alunos aumentaram consideravelmente após a entrega dos tablets. “Antes era feito por pequenos papéis coloridos, que eram colocados em caixas e depois feita a contagem, agora tudo é feito automaticamente e enviado para nosso sistema assim que é feito a leitura do código”, afirma Margarete.

A assistente técnico-pedagógica, Isirlene, destacou que os equipamentos são utilizados por profissionais pedagógicos das escolas. “No mínimo são dois profissionais que monitoram e fiscalizam a utilização desse novo sistema”, finaliza.

Os dados serão transferidos para o sistema de registros da alimentação escolar, repassando a quantidade de refeições a serem pagas por estudante em cada unidade escolar. No total, 270 escolas da rede estadual estão recebendo os tablets.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Cenatti
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul
E-mail: anacenatti@jgs.adr.sc.gov.br 
Telefone: (47) 3276-9241 / (47) 98861-2652
Site: sc.gov.br/regionais/jaraguadosul