Cientistas em construção: estudantes de escola estadual de Xanxerê produzem Revista Escolar Científica
Imagens: Sirlanderson
Com o objetivo de fomentar o pensamento crítico e fornecer um espaço para debates e reflexões entre os jovens, estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Romildo Czepanhik, de Xanxerê, desenvolveram uma revista escolar científica. Com o título “Cientistas em Construção”, a publicação busca explorar uma variedade de temas, incluindo saúde, juventude, direitos humanos, tecnologia e bem-estar.
A iniciativa surgiu de uma oficina de artigos científicos que abordou assuntos que, posteriormente, fariam parte do editorial da revista. O projeto interdisciplinar envolveu disciplinas das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, bem como das Ciências da Natureza. O desenvolvimento da plataforma visa a disseminação de conhecimento científico, além de apresentar descobertas de cientistas em formação.
A elaboração dos artigos e a construção da revista ocorreram durante o primeiro semestre de 2023. Produzida inteiramente pelos estudantes, a primeira edição do periódico intitulada “Saúde Traz Felicidade?”, foi lançada neste mês de julho.
A diretora da escola, Zilmara Maciel, destaca os próximos passos para a continuidade do projeto: “Agora na troca de semestre, essa trilha (de conhecimento) vai para uma outra turma e, novamente, será conversado, analisado e verificado o perfil e o interesse dos alunos para a organização e continuação desse trabalho”.
Reconhecimento da UNOESC
O anúncio do lançamento da revista contou com uma solenidade realizada na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Na ocasião, seis dos artigos produzidos foram avaliados por uma banca composta de professoras universitárias que deram seus respectivos feedbacks para os alunos.