Cidasc tem programação especial no mês de maio voltada à saúde dos animais de produção e saúde vegetal
Foto: Divulgação/Cidasc
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) promoverá uma série de eventos e atividades em todo o estado, dedicados à Promoção da Saúde dos Animais de Produção e dos Vegetais, em conformidade com a Lei Estadual n.º 18.484, de 11 de agosto de 2022. Durante o mês de maio, por meio de seus Departamentos Estaduais e Regionais, a Cidasc oferecerá uma programação diversificada, abordando temas essenciais relacionados à saúde animal, vegetal e à defesa agropecuária.
Dentre os tópicos a serem discutidos, estão a inspeção de produtos de origem animal, os impactos de doenças como a Influência Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a Peste Suína Clássica (PSC), a Peste Suína Africana (PSA), a Brucelose e a Tuberculose, além de atividades de Defesa Sanitária Vegetal, culminando com um Fórum dedicado à Febre Aftosa. A importância do cadastro agropecuário será outro tema em destaque, com campanha para que os produtores atualizem seus dados, que contará com apoio do Icasa – Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária.
“Celebrar o Mês da Promoção da Sanidade Agropecuária é mais do que compulsório, é reafirmar o compromisso com o bem-estar dos nossos animais, com a sustentabilidade das propriedades rurais e com a segurança alimentar da população”, declarou a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos. “Este é o segundo ano consecutivo que celebramos e atuamos com forte viés educativo e estamos fortalecendo ainda mais os laços entre os profissionais do setor agropecuário, promovendo uma cultura de prevenção, que certamente será compartilhada com toda a comunidade”, enfatiza Celles.
O diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Torres Severo, ressalta que os bons resultados do Estado em sanidade animal e vegetal tiveram grande participação da companhia. “Temos um trabalho contínuo com fiscalizações, auditorias e atividades desempenhadas a campo pela equipe técnica da Cidasc, que conseguimos comprovar quando recebemos missões internacionais, demonstrando que cumprimos nosso papel de defesa agropecuária. Claro que sem o produtor rural não alcançaríamos este status sanitário, mas trabalhamos integrados – setor público e privado – e esta é uma característica de Santa Catarina que nos permite alavancar nossas exportações”, completa o diretor.
Ao longo do mês, os Departamentos Regionais da Cidasc realizarão uma programação de atividades de educação continuada, incluindo palestras técnicas, manifestações em rádios locais e fóruns, direcionadas a produtores rurais, profissionais das agroindústrias e estudantes das universidades catarinenses.
Já no dia 16 de maio (quinta-feira), haverá o Lançamento do Livro da Defesa Sanitária Vegetal, que ocorrerá no Crea-SC. Este evento complementa a agenda do mês, e oferecerá ainda mais recursos e conhecimentos para os profissionais da área.
Para encerrar a programação, no dia 28 de maio, às 08h, a Cidasc promoverá o Fórum Anual de Febre Aftosa, no auditório da Defesa Civil de Santa Catarina, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Cidasc. O evento é voltado para toda a sociedade.
Os interessados em acompanhar a programação do mês da “Saúde dos Animais de Produção e Saúde Vegetal” podem acessar as redes sociais da Cidasc, para ter acesso à programação gratuita.
Lei Estadual n.º 18.484, de 11 de agosto de 2022
Fica instituído o mês de maio, como aquele dedicado às ações de promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, com ênfase na conscientização sobre as Doenças de Notificação Compulsória (DNC).
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500