Cidasc da Regional Videira implanta Projeto Sanitarista Junior
O Projeto Sanitarista Junior, que conquistou o 23º Prêmio Expressão de Ecologia, criado pela Editora Expressão, na categoria Agropecuária e receberá, em agosto, o Troféu Onda Verde; terá inicio também na regional da Cidasc de Videira. Essa é a confirmação do gerente da pasta, Mario Milani. Segundo ele, a proposta é divulgar as ações da Cidasc e estimular a consciência e o aprendizado nas crianças. “A nossa regional já desenvolvia um trabalho de educação e conscientização, e a partir de agora, estaremos trabalhando também com o Projeto Sanitarista Junior”, afirmou.
O projeto, implantado na Cidasc em 2015, tem o foco voltado para as crianças do Ensino Fundamental, a partir de 8 anos, das escolas municipais, estaduais e particulares de Santa Catarina e está em pleno desenvolvimento. Hoje, o projeto possui 42 escolas parceiras, em 20 municípios catarinenses, envolvendo 1.426 crianças.
O projeto trabalha as questões relativas à Defesa Agropecuária de maneira transversal e multidisciplinar, visa a redução dos impactos ambientais causados pela utilização de agrotóxicos e medicamentos veterinários na saúde humana e ambiental e contribui para a produção de alimentos seguros. Na edição de 2015, as crianças foram premiadas ao fim do ano letivo através de um concurso cultural e receberam o título de sanitaristas juniores.
Os principais resultados apontam 45 técnicos da Defesa Agropecuária capacitados em educação sanitária e envolvidos diretamente no projeto e mais de 2.700 famílias envolvidas indiretamente. Na Regional de Videira, o projeto terá inicio em Pinheiro Preto, com a escola do município.
A Coordenadora Estadual do Projeto Sanitarista Junior, Patrícia Almeida Barroso Moreira, coloca que a expectativa é que, neste ano de 2016, o projeto seja ampliado para contemplar 70 escolas. Esse alcance será possível a partir da parceria firmada entre a CIDASC e o Ministério Público e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Para o presidente da Cidasc, Enori Barbieri, o projeto é uma oportunidade de levar informação para a comunidade escolar. “A partir dos conhecimentos recebidos em sala de aula, os alunos se tornarão agentes multiplicadores, chegando até suas famílias”.
Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira