Cidasc realiza curso de e- GTA para agricultores de Ibirama e Presidente Nereu
Um grupo de dez agricultores dos municípios de Ibirama e Presidente Nereu realizaram, nesta semana, em Ibirama, treinamento para emissão da e-GTA, impressão de inventário, atualização de morte e registro de entrada dos seus rebanhos.
Com o curso, os agricultores agora podem realizar estes procedimentos pela internet, como destaca o médico veterinário da Cidasc, César Augusto Barbosa de Macedo, lembrando que agora eles podem realizar os procedimentos sem sair da propriedade.
A capacitação foi realizada na 14ª Secretaria Regional de Ibirama, em parceria com a Gerência de Educação, que cedeu a estrutura do laboratório de informática do Núcleo de tecnologias Educacionais – NTE, que proporcionou condições para a realização dos trabalhos.
“Aproveitamos para realizar educação sanitária, destacando sobre a importância de o agricultor manter o cadastro atualizado, registrar os nascimentos e mortes dos animais, manter os bovinos brincados, emitir a guia de trânsito animal e realizar exames de brucelose e tuberculose para os bovinos de reprodução”, destacou César.
A Guia de Trânsito Animal (GTA) é o documento sanitário obrigatório para o transporte de animais vivos em Santa Catarina e garante a sanidade dos rebanhos catarinenses. O treinamento contou com a participação de César Macedo e das médicas veterinárias Madlaine F. S. B. de Macedo (CIDASC) e Denise Fagundes Bortoluzzi (ICASA) e da auxiliar administrativo, Karina Gamba (ICASA).
O curso foi realizado após sugestão do Comitê Temático da Agricultura da 14ª SDR Ibirama, onde a gerente Edna Beltrame Gesser tem como objetivo facilitar o trabalho das famílias rurais da região e buscar novas alternativas para o desenvolvimento local.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}