Cidasc promove em Araranguá 4º Seminário Regional de Segurança dos Alimentos
Foto: Leneza Della Krás/ ADR Araranguá
O Centro de Treinamento da Epagri de Araranguá foi sede, na tarde desta quinta-feira, 11, do 4º Seminário Regional de Segurança dos Alimentos, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, reunindo um público diversificado das Regiões de Araranguá e Criciúma.
Compuseram a mesa de autoridades do evento as gerentes Regionais de Políticas Socioeconômicas, Rurais e Urbanas das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) de Araranguá, Jane Aparecida Soares de Souza, e de Criciúma, Santina Izé Rosa; gerente Regional da Epagri, Reginaldo Ghellere; gestor do Departamento Regional da Cidasc, Eduardo Daminelli Pesenti; Gestora da Divisão de Classificação da Cidasc, Valdirene R. Bizolo Sommer; Secretário de Governo de Santa Rosa do Sul, Almides Rosa, bem como os palestrantes da tarde.
A programação contou com debates/mesa redonda, e palestras, entre elas sobre ‘Direitos do Consumidor’, proferida pelo assessor do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MP/SC, Nelson Lorenz; ‘Amidos da Mandioca’, ministrada pela professora Edna Regina Amante, do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC; ‘Alimentos, Cultura e Território; ‘A experiência do Vinho Goethe’, ministrada pelo Enólogo da Epagri, Estevão Arcari; e ‘Boas práticas de fabricação de alimentos e selo de conformidade da CIDASC’, proferida pelo técnico agrícola e classificador da CIDASC, Rômulo Tadeu Bittencourt.
O intuito do Seminário, que contou com a presença de técnicos da Epagri e Cidasc, produtores de polvilho, representantes da agricultura e educação, estudantes e público em geral, debater e apontar alternativas e medidas que permitam o controle da entrada de qualquer agente contaminante, seja ele químico, físico ou biológico, que acarrete risco à saúde ou à integridade física do consumidor, demonstrando a preocupação do poder público e dos técnicos sobre a segurança dos alimentos.
Segundo a Gestora da Divisão de Classificação da Cidasc, Valdirene R. Bizolo Sommer, a escolha por Araranguá para a realização do Seminário Regional deve-se ao fato de haver na Região um trabalho com os produtores de polvilho azedo com fermentação natural. “Esta é a quarta região a receber o Seminário, que já aconteceu nas regiões de Xanxerê, Chapecó e Lages”, disse.
A gestora falou sobre o Selo de Conformidade da Cidasc – SCC, que indica para o consumidor a excelência na segurança do alimento adquirido e proporciona o fortalecimento das marcas parceiras no mercado. Desenvolvido pela equipe técnica da Divisão de Classificação da Companhia, o Selo presta suporte as indústrias que dedicam-se à produção, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal, visando a oferta de alimentos mais seguros aos consumidores. “Santa Catarina é um dos maiores produtores de alimentos no país. Já certificamos por meio do Selo quatro empresas no Estado e outras estão em processo. Somos modelo na produção de alimentos seguros”, destacou
De acordo com o Gestor Regional da Cidasc em Criciúma, Eduardo Daminelli Pesenti, o Seminário propiciou importantes debates, oportunizando ao público presente conhecer os trabalhos que estão sendo realizados pela Cidasc e o Ministério Público de Santa Catarina, para garantir um alimento seguro ao consumidor”.
Informações adicionais para a imprensa
Leneza Della Krás
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Araranguá
E-mail: imprensa@aru.sdr.sc.gov.br
Telefones: (48) 3529-0100/(48) 99183-1773/(48) 99148-1191
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrararangua
Facebook: www.facebook.com/regional.ararangua