Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Cidasc participa da I...

Cidasc participa da I Semana de Defesa Agropecuária de Roraima e II Workshop de Fiscais Agropecuários em Roraima

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é destaque na I Semana de Defesa Agropecuária de Roraima e II Workshop de Fiscais Agropecuários, realizados de 27 a 30 de novembro, nas instalações do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (Pronat) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

Foto: Ascom/Cidasc

Durante o evento, a engenheira-agrônoma Fabiana Branco, coordenadora do Projeto Sanitarista Junior, representando a Cidasc, compartilhou seus conhecimentos em duas palestras significativas. No dia 29 de novembro, a palestra intitulada “Educação Sanitária alinhada à Defesa Agropecuária” proporcionou insights valiosos sobre a integração da educação e defesa agropecuária. No dia seguinte, Fabiana Branco abordou a temática “Defesa Sanitária Vegetal – Programas Estaduais de Sanidade Vegetal”, enriquecendo o evento com sua experiência especializada. Na oportunidade Fabiana acompanhou também o monitoramento da mosca da carambola Bactrocera carambolae, com os engenheiros-agrônomos fiscais estaduais da ADERR.

Foto: Ascom/Cidasc
Foto: Ascom/Cidasc

Além das apresentações, a engenheira-agrônoma participou do lançamento do Projeto Sanitarista Mirim da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR), iniciativa do Governo do Estado. O projeto da ADERR, inspirado no Projeto catarinense Sanitarista Junior, foi lançado em 29 de novembro, e tem como foco alunos entre 10 e 14 anos, matriculados no ensino fundamental e médio. Esses jovens alunos agora atuarão como sanitaristas mirins, desempenhando um papel fundamental na disseminação de informações cruciais sobre defesa agropecuária e saúde única no Estado de Roraima.

Foto: Ascom/Cidasc

Os 30 estudantes selecionados por processo seletivo participaram do evento de lançamento, promovendo um envolvimento promissor da juventude com questões essenciais para o desenvolvimento sustentável da região. O Projeto Sanitarista Mirim busca não apenas informar, mas também transformar esses jovens em agentes multiplicadores de Educação Sanitária, contribuindo para o avanço da conscientização e qualidade de vida da população em geral.

Foto: Ascom/Cidasc

Além disso, no dia 30 de novembro, o médico veterinário da Cidasc, Ody Hess Gonçalves, abordou sobre a “Retirada da Vacina contra a Febre Aftosa e os Impactos ao Serviço de Defesa”. Em sua explanação, Ody evidenciou o compromisso da Cidasc em abordar questões relevantes para o setor agropecuário. O profissional também falou sobre a contribuição da Cidasc à ADERR quanto às mudanças nas atividades de defesa sanitária animal a partir da retirada da vacinação contra febre aftosa. 

Foto: Ascom/Cidasc

“A retirada da vacinação contra a Febre Aftosa requer do Estado muita atenção, pois muitas mudanças no modelo de vigilância precisam ser implementadas. Equipe técnica, produtores e demais atores envolvidos do setor produtivos precisam conhecer essas mudanças para prepararem o Estado para a transição de uma Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e acreditamos que a experiência de Santa Catarina de 16 anos de área livre contribuirá positivamente nesse processo”, ressalta Ody.

Foto: Ascom/Cidasc

“Estamos muito felizes com a participação da equipe da Cidasc aqui em Roraima, na nossa primeira Semana de Defesa Agropecuária promovida pela ADERR. Esses profissionais vieram para trazer palestras e conhecimentos para toda a equipe de fiscalização e também para os nossos produtores e alunos das universidades que estão aqui presentes no nosso evento. Com toda a sua expertise e conhecimento eles têm trazido muita informação que pode ser aplicada aqui no Estado de Roraima e nós ficamos muito felizes em recebê-los. Eles também participaram do lançamento do nosso projeto sanitarista Mirim aqui em Roraima e para a gente isso é muito importante, porque esses profissionais têm uma grande experiência já com a atuação em projetos nesse sentido, já que há diversos anos faz com que esse projeto tenha muito sucesso no Estado de Santa Catarina e também farão com que tenha muito sucesso aqui. A presença dos funcionários da Cidasc aqui conosco, durante essa semana, é extremamente relevante para o Estado de Roraima”, comenta o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR), Marcelo Parisi

“É com muita alegria que recebemos os representantes da Cidasc. Inspirada no Projeto Sanitarista Junior da Cidasc, a ADERR, em parceria com a deputada Estadual Ângela Águida Portella, destinou a emenda parlamentar de R$ 150 mil, lançou o Projeto Sanitarista Mirim em Roraima. Ficamos muito felizes com a presença dos representantes da Cidasc, neste momento. Visto que, além de nos inspirar no desenvolvimento do projeto, nos auxiliaram na disponibilização do material gráfico para que pudéssemos construir a nossa cartilha. Essa interação entre as agências de defesa agropecuária é de suma importância para a troca de experiências, fortalecimento e disseminação de informações, proporcionando melhorias na qualidade de vida das pessoas. Parabéns pelo trabalho executado pela Cidasc”, destaca a médica veterinária, fiscal agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) e idealizadora do Projeto Sanitarista Mirim em Roraima, Ana Maria Nóbrega.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support