Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Cidasc libera novas áreas...

Cidasc libera novas áreas para retirada, consumo e comercialização de moluscos bivalves

Após monitoramento e novas análises, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou a manutenção da interdição temporária de cultivos de ostras somente no município de Bombinhas. As áreas que estavam suspensas a retirada, o consumo e a comercialização de ostras em outros locais no litoral catarinense foram liberadas após terem duas análises negativas consecutivas.

A Cidasc prosseguirá com novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Os moluscos bivalves (ostras, mexilhões e coquiles) são filtradores e concentram as toxinas produzidas por fitoplânctons (ou microalgas) em seus tecidos. Os locais de produção de moluscos bivalves suspensos serão liberados pela Cidasc somente após dois resultados negativos consecutivos, que demonstram que os moluscos estão aptos para o consumo.

O médico veterinário e Diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo, ressalta a importância do consumo de produtos com inspeção oficial:

SONORA