Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Cidasc inicia procedimento de...

Cidasc inicia procedimento de levantamento de detecção da praga Amaranthus Palmeri no território catarinense

A Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) publicou uma instrução de serviço na última semana, com o objetivo de identificar as propriedades de risco de introdução de Amaranthus palmeri, planta daninha exótica classificada como praga quarentenária de difícil controle, conhecida como “caruru gigante”.

A planta é de crescimento rápido e extremamente agressiva que se adapta com facilidade a diferentes ambientes e condições climáticas, além de possuir resistência a alguns herbicidas.

O engenheiro agrônomo da Cidasc, Diogo Antônio Deoti, fala da fiscalização, das vistorias preventivas e do apoio de quem transita em outros estados com máquinas agrícolas:

SONORA

Vale ressaltar que a vigilância busca prevenir a introdução de pragas em nosso estado, como, por exemplo, fungos, bactérias, insetos e plantas daninhas, que colocam em risco a sanidade dos pomares e lavouras.

É um sistema que funciona o ano inteiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, que será de grande importância para evitar a dispersão desta praga. Não há registro da praga em solo catarinense.

Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support