Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Cidasc entrega certificado de...

Cidasc entrega certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose para agricultor de Itapiranga

A Cidasc entregou certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose para agricultor de Itapiranga. O ato foi na manhã de quarta-feira, 20, no clube social da comunidade de Linha Becker, interior de Itapiranga. O agricultor beneficiado, Cornélio Schonhals, integra o Condomínio Agropecuário Boa Fé. A associação integra 32 agricultores das comunidades de Linha Becker e Linha Coqueiro e foi fundada em 2012 a partir do Programa SC Rural executado pelo Governo do Estado por meio da Epagri. A parceria do Governo de Santa Catarina com os agricultores deste condomínio já resultou no investimento de R$ 687 mil somente em atividades que visam a melhoria da sanidade animal. Além de agricultores e lideranças da comunidade, houve participação de representantes de diversos órgãos públicos.

Conforme o presidente do Condomínio Agropecuário Boa Fé, Beno Werlang, a associação surgiu primeiramente com a finalidade comercializar de maneira conjunta a produção de leite. Segundo ele, a partir do Programa SC Rural em 2012 houve a junção dos grupos de leite de Linha Becker e da comunidade de Coqueiro, constituindo o condomínio Boa Fé que hoje possui uma sede própria. “Desde a implantação do SC Rural detectamos um aumento de 66% na produção de leite por propriedade”.

O secretário executivo da ADR Itapiranga, Miguel Schneider, destacou a importância da parceria do Governo do Estado para com as iniciativas dos agricultores. Miguel disse que o governador está empenhado na renovação da parceria com o Banco Mundial visando a continuidade e ampliação do Programa SC Rural.

O representante do condomínio na comunidade de Coqueiro, Volmir Anschau, não escondeu a satisfação com o sucesso alcançado a partir do trabalho coletivo. “No início houve muita desconfiança dos próprios agricultores, mas hoje estamos muito gratos pelos resultados e tornou-se um exemplo a ser seguido pelas comunidades rurais”.

Para o gestor regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, o agricultor já percebeu que a Cidasc não é apenas um órgão fiscalizador e punitivo, mas tornou-se parceira para o aprimoramento e o desenvolvimento das atividades rurais.

Ainda usaram da palavra o médico veterinário da Cidasc, João Schuerne, o veterinário da prefeitura de Itapiranga, Domicílio Stefanelo, e o integrante do condomínio, Roberto Lenz.

O evento também teve participação do gerente de políticas socioeconômicas, rurais e urbanas da ADR, Zaclir Stolarski, do extensionista da gerência regional da Epagri em São Miguel do Oeste, Célio Air Mikulski, corpo técnico da Epagri de Itapiranga e representantes de empresas de leite.

A Cidasc prossegue a entrega de certificados de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Em Itapiranga, na quarta-feira, houve a entrega do primeiro certificado e durante os próximos meses os demais integrantes do condomínio serão contemplados. Já em São João do Oeste houve a entrega de vários certificados e está previsto a entrega de 130 certificados. Todo esse trabalho está sendo custeado pelo Governo do Estado por meio do Programa SC Rural.

Além das vantagens de ter um rebanho livre de enfermidades que causam perdas econômicas como a diminuição da produção leiteira, abortos, perda de peso, morte de bezerros e baixos índices reprodutivos, a brucelose e a tuberculose podem acometer o homem, causando perdas indiretas com tratamentos demorados e custosos. Esta certificação obedece aos princípios técnicos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e, portanto, aceitos internacionalmente.

{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}