Cidasc encerra projeto Sanitarista Júnior 2017 e presta contas à população
Foto: Gisele Vizzotto/Regional de São Miguel do Oeste
Foi realizada nesta sexta-feira, 8, a entrega de prêmios do concurso de redação do Projeto Sanitarista Junior, promovido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de São Miguel do Oeste. Na oportunidade, a companhia prestou contas das atividades desenvolvidas em 2017. Ação foi realizada no Camping Lisot de Paraíso.
O Sanitarista Júnior tem por objetivo geral formar agentes multiplicadores da Defesa Agropecuária, por meio de processos, atitudes de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária. Foram oito alunos vencedores que receberam prêmios como tablets, cestas e outros.
O gerente da companhia de São Miguel do Oeste, Claudio Trombetta, agradeceu a todos e lembrou que foram mais de 200 alunos participantes de quatro escolas municipais de São Miguel do Oeste. “Para o próximo ano, queremos ampliar o projeto para outras cidades e escolas”, afirma.
Prestação de contas
O gerente da Cidasc também apresentou as principais atividades desenvolvidas no ano de 2017. Foram mais de 504 fiscalizações em propriedades rurais, 31 em propriedades de risco, 131 atendimentos à suspeitas de doenças como a brucelose e tuberculose, 247 cadastros e recadastros de propriedades, 1.281 certificados emitidos de exportação, 4.662 certificados para exportação e 28 certificados para 3.905 toneladas de produtos para mercado interno.
“Nas barreiras sanitárias de rechaço e no corredor sanitário, em Dionísio Cerqueira, também realizamos trabalhos de fiscalização intensa e com números expressivos como mais de 20.600 em produtos de origem animal, 138.342 em cargas sem interesse agropecuário e 1.340 em animais vivos”, relata Trombetta.
Para 2018, a Cidasc tem como meta, promover mais palestras de educação sanitária e melhorar o tempo de espera na realização dos cadastros de propriedades.
{article Gisele Vizzotto – SDR São Miguel do Oeste}[text]{/article}