Cidasc autoriza funcionamento de laticínios no interior de São João do Oeste
A Laticínios Cristo Rei da comunidade de Cristo Rei, interior de São João do Oeste, recebeu na manhã de terça-feira, 29, a autorização para funcionamento por parte da Cidasc. Os proprietários Afonso Rodrigues e sua filha Mauren iniciaram a produção de produtos lácteos há 13 anos e em função de entraves burocráticos pararam as atividades por quase um ano. Agora, com participação de órgãos públicos como a Cidasc, ADR Itapiranga e prefeitura municipal, a empresa familiar deverá ganhar novo fôlego.
A empolgação é tanta que os proprietários já vislumbram aumentar a industrialização diária de leite dos atuais mil litros para cinco mil em até cinco anos. A justificativa é que há amplo mercado para os produtos de laticínios.
O serviço de inspeção fornecido pelo Governo do Estado, O SIE, permite a comercialização de produtos em todo o estado de Santa Catarina. Atualmente, a empresa produz nata e queijos das variedades colonial e mussarela, mas a intenção dos proprietários é aumentar o mix de produtos em breve. A matéria prima (leite) é fornecida pela Cooperativa Mixta da Agricultura Familiar de São João do Oeste (Coopafasjo). A Cidasc e a Gerência da Agricultura da ADR Itapiranga estão integradas num trabalho que promete autorizar, nos próximos dias, uma série de empreendimentos da agroindústria familiar na regional de Itapiranga.
A conquista da autorização de funcionamento da laticínios teve pequeno cerimonial com pronunciamento de autoridades na manhã de terça-feira, 29. Além dos sócio-proprietários, esteve presente o secretário executivo da ADR, Miguel Schneider, o gestor regional da Cidasc, Cláudio Trombetta, prefeito Sérgio Theisen, gerente regional de Agricultura, Zaclir Stolarski, presidente do Sicoob Creditapiranga, José Adalberto Michels, secretário de Agricultura, Fernando Bisigo, administrador da Coopafasjo, Rogério Rech, e o gerente local do Sicoob, André Weber.
{article Vandro Luís Welter – ADR Itapiranga}{text}{/article}