Cidasc apresenta o Programa Novilho Precoce e Selo Comemorativo na Alesc
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa recebeu, nesta terça-feira (05/09), a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, e os médicos veterinários da companhia, Jader Nones, gestor do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp) da Cidasc e Flávia Klein, coordenadora Estadual de Inspeção de Abatedouros Frigoríficos de Ruminantes e do Programa Novilho Precoce na Cidasc.
O colegiado conheceu mais sobre o Programa Novilho Precoce e o Selo Comemorativo dos 30 anos do Programa que é uma iniciativa pública criada em 1993 para estimular o trabalho de melhoramento do rebanho bovino catarinense, por meio da comercialização de novilhos superprecoces (idade até 20 meses) e novilhos precoces (até 30 meses).
Para receber este incentivo que equivale a 2,8% ou 3,5% a mais, que é um incentivo financeiro, sobre o valor pago pelo quilo da carcaça, o produtor deve ser cadastrado no Programa e abater seus animais em um abatedouro frigorífico credenciado onde existem profissionais capacitados pela Cidasc para avaliar os animais e efetuar a tipificação e classificação das carcaças destes animais.
A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, destacou que o Programa consiste no estímulo à produção de carne bovina de alta qualidade. A intenção também é divulgar o Programa, para que cada vez mais produtores tenham acesso:
SONORA