Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Cidasc adere à Agenda...

Cidasc adere à Agenda Ambiental para a Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) recebeu do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA) o certificado de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública demanda comprometimento institucional, coletivo e individual e visa estimular práticas de sustentabilidade socioambiental. O Comitê Ambiental Cidasc (CAC) apresentou, em reunião on-line, na última terça-feira, 9, o projeto aos gestores estaduais e regionais, assim como o comunicado de recebimento do certificado de adesão.

Foto: Ascom/Cidasc

A adesão à Agenda A3P demonstra o comprometimento da Cidasc em obter eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente, contribuindo para melhorar a qualidade de vida de seus empregados e da comunidade. A agenda está alinhada perfeitamente à missão e visão da companhia e quer trabalhar junto aos empregados a conscientização das boas práticas de sustentabilidade e economicidade. A diretora de Planejamento e Inovação, Camila Bolfe, ressalta que “a missão da Cidasc é ‘executar ações de sanidade animal e vegetal, preservar a saúde pública, promover o agronegócio e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina’, ou seja, o componente da sustentabilidade está ali muito presente e isso precisa ser incorporado efetivamente nas ações da empresa”, reforça.

A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, ressaltou que a companhia desenvolverá diversas ações tanto no âmbito interno quanto externo, em prol da conservação do meio ambiente. “A Cidasc se engrandece ao aderir à Agenda Ambiental na Administração Pública, e amplia ainda mais a gestão sustentável em benefício da saúde ambiental da companhia”, destaca Celles.

“Há aproximadamente um ano foi dado o início a um projeto de sustentabilidade dentro da companhia para aderir ao A3P. Foi tramitado um conjunto de documentos, desde dezembro do ano passado e que resultou na adesão, que será concluída por meio de uma agenda ambiental. Todos os anos, a Cidasc apresenta avanços dentro da temática sustentabilidade e agora vai fazer o seu plano de gestão ambiental e discutir as diversas possibilidades, que a companhia tem de dar prosseguimento e passos concretos na direção de ações administrativas e operacionais mais sustentáveis”, comenta Wladimir Marcon Mendes, integrante do Comitê Ambiental Cidasc (CAC).

Para dar início às ações relacionadas, a Cidasc tem na pauta de cumprimento uma série de ações estratégicas, como a elaboração de um diagnóstico que exige o mapeamento dos gastos da instituição com energia, água, materiais de escritório, a forma de descarte de resíduos, qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outras.

Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) 

É um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima (MMA) que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal) e dos três poderes da República (executivo, legislativo e judiciário). É uma agenda de adesão voluntária que possibilita que a instituição parceira promova a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo, em que otimiza a utilização dos recursos públicos. 

O programa está estruturado em seis eixos temáticos: 

  • Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; 
  • Gestão de resíduos gerados; 
  • Qualidade de vida no ambiente de trabalho; 
  • Sensibilização e capacitação dos servidores; 
  • Compras públicas sustentáveis; 
  • Construções sustentáveis. 

O acesso a esse serviço ocorre por meio de assinatura do Termo de Adesão à A3P, que possui duração de 5 anos. Durante os cinco anos de vigência da adesão, o MMA acompanha as ações implementadas pelo órgão parceiro, prestando o assessoramento técnico necessário para o atingimento dos objetivos pactuados no plano de trabalho.

Na prática, significa mudar desde as compras e as contratações de serviços até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados, sem esquecer das pessoas. A A3P inclui em um dos seus eixos temáticos a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Em suas ações, a agenda ambiental tem priorizado a política dos 5 Rs: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar, consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos. Esse último “R” define o sucesso de qualquer iniciativa ambiental no local de trabalho.

Conheça os “5 Rs”:

Repensar: Muitas ações no dia a dia são feitas de forma automática, sem que possamos refletir sobre suas consequências práticas. Você precisa imprimir todo o documento para ler? E o ar-condicionado? Você sabia que manter a temperatura interna agradável é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)? Por meio da Resolução n.º 9, a Anvisa orienta que a faixa de temperatura recomendável no verão deve variar de 23 °C a 26 °C, com exceção de ambientes de arte que deverão operar entre 21 °C e 23 °C.

Reduzir: A redução é a utilização de processos, práticas, materiais, produtos ou energia que evitem ou minimizem a geração de resíduos e reduzem os riscos para a saúde humana e para o meio ambiente (prevenção da poluição). Um bom exemplo é imprimir frente e verso.

Reaproveitar: Muitas vezes descartamos objetos que podem ser reutilizados para o mesmo ou outros fins. Um bom exemplo é reaproveitar aquelas folhas impressas um só um lado para fazer de rascunho. 

Reciclar: Se não é possível reutilizar, a reciclagem é a melhor alternativa. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para as cooperativas de catadores. Faça a coleta seletiva, e utilize os coletores de Recicláveis e Não Recicláveis.

Recusar: Prefira empresas que tenham compromisso ambiental. Recuse sacos plásticos e embalagens não recicláveis.

Integrantes do Comitê Ambiental Cidasc (CAC) após a reunião realizada no dia 22 de janeiro de 2024, na sede da Cidasc, em Florianópolis. Foto: Ascom/Cidasc

Comitê Ambiental Cidasc (CAC)

É um grupo de trabalho dedicado a promover boas práticas de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente dentro da empresa. A proposta se alinha ao conceito de saúde única que a Cidasc implementa em suas ações voltadas à sociedade: o cuidado com a sanidade animal, vegetal e com o meio ambiente está associado à saúde humana.

A implementação do comitê faz parte da adesão da Cidasc à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima para estabelecer critérios socioambientais na gestão pública em todos os níveis de governo (federal, estadual e municipal).

A Cidasc pretende receber a certificação dos seus esforços ambientais em 2025, mas o comitê está trabalhando para apresentar seus primeiros resultados ainda em 2024. A ideia é mobilizar os colaboradores e criar uma cultura que assimile novas práticas no ambiente de trabalho, mais sustentáveis, algumas das quais podem representar até mesmo economia de recursos.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support