Ciclo de Palestras Estratégicas aborda Agricultura e Educação na SDR Timbó
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó, deu continuidade ao Ciclo de Palestras Estratégicas de Santa Catarina. O encontro foi realizado nesta quinta-feira, 19, no auditório da Uniasselvi de Timbó. Os temas abordados foram Agricultura e Educação.
Com o tema “O papel estratégico da agropecuária para o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, realizou a primeira palestra da noite. Segundo Spies, com relação a evolução da Agropecuária, anteriormente a produção era baseada em terra e mão-de-obra. Hoje a produção é baseada em capital. “Tecnologia, conhecimento, informação e gestão são imprescindíveis para o sucesso. Evoluímos da agricultura familiar de subsistência para agricultura familiar agroindustrial de mercado”, enfatizou.
Spies informou também que o Estado possui 195 mil estabelecimentos agropecuários ativos. Com relação à parte sanitária, Santa Catarina possui certificação pela Organização de Saúde Animal de área livre de febre aftosa sem vacinação desde maio de 2007, e área livre de peste suína clássica desde maio de 2015. Na área de agricultura, o Estado possui destaque como sendo o primeiro produtor rural de cebola, suínos, maçã, pescados, ostras e mexilhões. É o segundo produtor nacional de tabaco, aves e arroz, terceiro produtor de alho e trigo, quarto produtor nacional de banana, e o quinto produtor nacional de leite e uva.
Com relação à Educação, a diretora da Infraestrutura Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Karen Lippi de Oliveira, ressaltou que a Educação do Estado atua em três eixos: Pedagógico, Estrutura e Gestão. Karen explicou sobre o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), sendo que na Regional de Timbó há 40 alfabetizadores e cerca de 1400 alunos; e o Programa Estadual de Novas Oportunidades de Aprendizagem (PENOA), sendo que a Regional conta com nove turmas e 121 alunos. A palestrante também frisou sobre o Ensino Médio Inovador (EMI), e Timbó tem duas escolas que possuem, no qual estudam 183 alunos no EMI.
Atualmente os sete municípios da 35ª SDR, que são Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó contam com 12,5 mil alunos e cerca de 700 professores.
O evento tem mediação do Sebrae e orientação do Instituto ENA Brasil (Escola Nacional de Administração), e é promovido pela Secretaria Executiva de Assuntos Estratégicos. Entidades da sociedade civil, órgãos públicos, profissionais da área e comunidade em geral são convidados a participar do Ciclo de Palestras.
O próximo encontro será dia 3 de dezembro, a partir das 19 horas, no Timbó Park Hotel, no Centro, com os temas Saúde e Segurança.
Informações adicionais para a imprensa:
Viviana Borchardt Berndt
Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó
E-mail: viviana@tio.sdr.sc.gov.br
Telefones: 47 3399-3023