Chuvas fortes prejudicam fornecimento de energia em Santa Catarina
As chuvas e os ventos intensos no Estado, acompanhados de queda de granizo em algumas regiões, têm causado desligamentos de energia na rede da Celesc. Há registros de quedas de árvores, postes danificados e alagamentos em diversos pontos. Às 11h, eram 45 mil unidades sem luz, concentradas principalmente na Grande Florianópolis e nas regiões de Mafra, Joinville, Chapecó e São Miguel do Oeste.
Somado ao mau tempo, o desarme de duas linhas de transmissão de alta tensão – a LT Blumenau, pertencente à Eletrosul, e a LT Blumenau II, da Celesc – registrado às 9h10, causou desligamento de energia para cerca de 140 mil unidades consumidoras. Essa perturbação no sistema de alta tensão afetou nove subestações na região de Blumenau e de Jaraguá do Sul. A situação foi normalizada às 9h45. As causas do ocorrido ainda estão sendo investigadas, mas relatos da região informam que houve uma forte descarga atmosférica nessas linhas.
As equipes técnicas estão em campo, mas, enquanto as condições climáticas adversas persistirem, não há previsão total de retorno. A Celesc alerta que, em casos de alagamento que possam atingir os medidores das residências, podem ocorrer desligamentos preventivos por questões de segurança à população.
Para informar falta de luz, utilize o SMS. Basta enviar mensagem para o número 48196 com o texto SEM LUZ e o número de sua Unidade Consumidora ou CPF do titular da fatura.
Acompanhe a situação do fornecimento de energia em http://celgeoweb.celesc.com.br/mapas/home
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br