Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Chuvas em SC: temporais...

Chuvas em SC: temporais diminuem e a quinta foi de trabalho intenso na assistência à população e reparo dos danos

Essa quinta-feira, 1º de dezembro, foi de trabalho intenso na recuperação do que foi prejudicado pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina. Ainda no período da manhã, o governador Carlos Moisés decretou situação de emergência no estado e lamentou as duas mortes registradas em decorrência dos temporais e reforçou que as equipes do governo seguem mobilizadas com a missão prioritária de proteger a vida e prestar toda a assistência humanitária necessária.


À tarde, o secretário-chefe da Defesa Civil estadual, David Busarello, sobrevoou algumas das áreas mais afetadas em Santo Amaro da Imperatriz, São João Batista, Tijucas e Benedito Novo.


De acordo com o relatório divulgado no fim do dia pelo Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil, 22 municípios decretaram situação de emergência. A lista completa está disponível no defesacivil.sc.gov.br. Os municípios de Timbó, Schroeder e Brusque também devem entrar para o grupo.


O Governo do Estado já iniciou a entrega de itens de assistência humanitária em São Bento do Sul, Joinville e Guaramirim. Os municípios de São João Batista, e Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, seguem estão totalmente isolados, com acesso somente por embarcações ou aeronaves. Na tarde desta quinta, helicópteros particulares prestaram apoio às operações na região. Em Navegantes, equipes realizam buscas a um bombeiro que está desaparecido no Rio Itajaí-Açu.


Em relação ao fornecimento de água, equipes da Casan continuam trabalhando na recuperação da adutora que foi deslocada por causa das chuvas no rio Imaruí, entre São José e Palhoça. Segundo a Companhia, a distribuição de água ocorre em sistema integrado para garantir o abastecimento na Grande Florianópolis. Os sistemas de esgotamento sanitário estão sendo monitorados e operam normalmente.


A Casan também atua com equipes reforçadas devido a dificuldades de captação que podem prejudicar os municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina e Antônio Carlos.


Na Região Norte, em Dr. Pedrinho, a enxurrada provocou danos em uma das captações para bombeamento e um caminhão-pipa auxilia no abastecimento da Estação de Tratamento. Já em Araquari, o trabalho continua para normalizar o abastecimento dos bairros de Itinga e Porto Grande.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support