Chuvas em SC: governador lamenta morte e reforça apoio do Estado à população dos municípios atingidos
Na manhã desta sexta-feira, 03, o governador Jorginho Mello foi à sede da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), em Florianópolis, para avaliar a situação das chuvas que afetam Santa Catarina.
Durante a vinda, foram mostradas as regiões mais afetadas, sendo Oeste, Extremo Oeste e região Sul catarinense.
O governador comentou sobre a situação e pediu que as pessoas fiquem vigilantes, porque vai continuar chovendo em Santa Catarina:
SONORA
Segundo o Relatório emitido pela Secretaria, até o momento, em decorrência das fortes chuvas, uma morte foi confirmada, no município de Ipira, e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador.
Cabe ressaltar que existem informações de ocorrências que ainda não foram reportadas para a SDC pois as equipes técnicas estão em atendimento nos municípios.
O secretário da Proteção e Defesa Civil, cel Fabiano Bastos falou do trabalho da corporação nas regiões afetadas:
SONORA
Quanto aos danos e prejuízos, pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas, sendo que 33 municípios registraram ocorrências e, destes, três decretaram Situação de Emergência (SE), Araranguá, Praia Grande e São João do Sul. Equipes do Governo do Estado seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida.
Durante os dias 3 e 4 de maio, uma frente fria que atua sobre o oceano, combinada com o avanço de um sistema de baixa pressão vindo do Paraguai, traz chuvas intensas e volumosas, acompanhadas de temporais para Santa Catarina.
É importante ressaltar a incerteza associada à previsão da posição dos sistemas meteorológicos responsáveis por essas chuvas, o que pode ocasionar volumes acima ou abaixo do previsto.
Mais informações em https://estado.sc.gov.br/noticias/