Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Chuvas em SC: equipes...

Chuvas em SC: equipes do Estado completam dois dias de trabalho intenso em auxílio aos atingidos

Esta sexta-feira, dia 2, foi mais um dia de trabalho intenso das equipes do Estado em auxílio aos atingidos pelas fortes chuvas da semana. Seguem os reparos nas redes elétrica e de abastecimento de água, bem como o trabalho de remoção de barreiras nas rodovias estaduais e a distribuição de milhares de itens de assistência humanitária.


Depois de sobrevoar áreas atingidas e os municípios mais afetados pelas chuvas, o governador Carlos Moisés garantiu que as equipes do Governo do Estado seguem empenhadas prestando todo o auxílio humanitário e apoio na etapa de reconstrução.


Na tarde desta sexta, o secretário-chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, David Busarello, promoveu uma reunião entre prefeitos de municípios afetados pelas chuvas e representantes da Defesa Civil Nacional para ajustar medidas de apoio.


De acordo com o relatório do Grupo de Ações Coordenadas da Defesa Civil, divulgado às 20h30 da noite desta sexta, 32 municípios reportaram ocorrências em virtude de chuvas intensas. Vários municípios ainda não conseguiram registrar as ocorrências ou estão com suas equipes totalmente empenhadas nas ações de resposta. Foram registradas até esta sexta três mortes.


Os municípios que já decretaram situação de emergência são: Araquari, Campo Alegre, Canelinha, Canoinhas, Corupá, Doutor Pedrinho, Garuva, Gaspar, Guaramirim, Itajaí, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Luiz Alves, Massaranduba, Major Gercino, Mafra, Nova Trento, Orleans, Palhoça, Paulo Lopes, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, Rodeio, São Bento do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Schroeder, Timbó, Tijucas e Três Barras.


Em relação ao fornecimento de água, na Grande Florianópolis, uma das regiões mais castigadas pelas chuvas, a Casan informa que o abastecimento está sendo normalizado de forma gradativa. A Companhia ainda trabalha com equipes reforçadas por causa das dificuldades de captação que prejudicam os municípios de Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz, Angelina e Antônio Carlos. Nas regiões Norte e Sul, há cidades que exigem mobilização das equipes para minimizar o impacto no fornecimento de água.


A Casan reforça a orientação para o uso consciente da água até que os sistemas sejam totalmente restabelecidos.


Já em relação ao fornecimento de energia elétrica, a Celesc continua atuando para atender todas as ocorrências no sistema. Na tarde desta sexta, cerca de 25 mil unidades consumidoras estavam com o fornecimento de energia interrompido no estado.


A Grande Florianópolis contabiliza mais de 330 ocorrências, com dificuldade pelos técnicos em acessar diversas áreas. Uma das três forças de trabalho destacadas nesta sexta, conseguiu reconstruir a rede elétrica danificada na Guarda do Cubatão, que atende regiões como as Praias de Fora e Pinheira e Enseada de Brito, em Palhoça.


Em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas o estrago pela chuva foi bastante significativo, com equipes da Celesc empenhadas na reconstrução das redes elétricas. As ações também continuam em Rancho Queimado, Angelina e Biguaçu.


No Sul do estado foi reconstruída a rede elétrica próxima à Rodovia Ivane Fretta e reestabelecidos os religadores danificados. Entre outras ocorrências em atendimento na região está a ruptura de um cabo próximo ao Farol de Santa Marta e Laguna, atingindo três mil unidades consumidoras também já estão sendo atendidas.


A Celesc pede aos consumidores que, para todos os efeitos, considerem a rede energizada e mantenham uma distância segura da rede elétrica. A recomendação é não tocar em fios partidos ou soltos na rua. Em caso de problemas na rede, comunicar imediatamente à Companhia pelo telefone de emergência: 0800 048 0196.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support