Chuvas em Santa Catarina: Defesa Civil de Rio do Sul relata força-tarefa em socorro às pessoas atingidas
Chuvas em Santa Catarina: Defesa Civil de Rio do Sul relata força-tarefa em socorro às pessoas atingidas
Desde a última semana o Governo do Estado tem atendido prontamente a todos os pedidos feitos. Este é o relato da Defesa Civil de Rio do Sul, sobre ajuda humanitária realizada em favor das cidades atingidas pelas cheias em Santa Catarina.
Hoje, são 11 mil pessoas entre desalojadas ( que tiveram de sair de casa, mas tinham pra onde ir) e desabrigadas (que precisaram recorrer a um abrigo público).
“Cada vez mais cresce o número de pessoas que precisam dessa ajuda. Porque nós temos o número real das pessoas desabrigadas, aquelas que estão em abrigos. Mas estamos começando a receber demandas de pessoas desalojadas, aquelas que foram para casas de parentes ou outros lugares e precisam de algum tipo de mantimento”, explicou o coronel Renato Abreu, da Defesa Civil de Rio do Sul.
Só para se ter ideia, Rio do Sul, que ainda está com boa parte da cidade sob água, recebeu 5.740 fardos de água, 2.050 cestas básicas de alimentos para sete dias, 8.200 kits de higiene pessoal, 400 kits de limpeza doméstica, 200 colchões e 200 kits acomodação. Essa remessa custou mais de R$ 626 mil.
Assim que chega, o material é enviado a um dos 22 abrigos, que já acolheu cerca de 400 famílias. A ajuda estadual também chegou para Campos Novos, Rio Negrinho, Aurora, Irineópolis e Monte Carlo.
Vale lembrar que o Governo já tem o fornecimento desse material a pronta entrega para qualquer eventualidade.
O tenente-Coronel, Rafael Fortunato Camilo, comandante do 15º Batalhão de Rio do Sul, explica como foram as primeiras ações das corporações, a entrega de alimentos e medicação, os atendimentos às pessoas e o resgate de animais em função das fortes chuvas que atingem o estado:
SONORA