Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Chuva persiste entre tarde...

Chuva persiste entre tarde e noite desta sexta

Entre a tarde e a noite desta sexta-feira, 16, a chuva persiste em SC, principalmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, aponta boletim da equipe da Epagri/Ciram. Até o momento, 51 municípios catarinenses comunicaram algum tipo de ocorrência relacionada com as chuvas. 

Rio do Sul. na manhã de sexta, dia 16 Foto: James Tavares / Secom

>>> Mais imagens na galeria

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

Há risco de inundação em Rio do Sul, onde o Rio Itajaí-Açu atingiu a marca de 8,38 metros às 16h, acima da cota de emergência. A Defesa Civil de Rio do Sul está trabalhando com a cota de segurança de 9,5m. A Defesa Civil do Estado ainda alerta para riscos de deslizamentos na região.

As barragens do Alto Vale estão sendo monitoradas. Às 14h, a barragem Sul, em Ituporanga, estava com o nível de 24,48 metros e operando com cinco comportas fechadas. A barragem Oeste, em Taió, apresentava o nível de 18,54 metros e opera com sete comportas fechadas. Os dados são da Defesa Civil de Rio do Sul.

Também há risco de inundação em Otacílio Costa, na Serra Catarinense, onde o Rio Canoas marcou 7,80 metros às 16h desta sexta.


Rio do Sul, na manhã desta sexta, 16 Foto: James Tavares / Secom

No sábado, 17, ainda segundo a Epagri/Ciram, permanece a condição de pancadas de chuva à tarde e à noite, mas somente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte, devido ao calor e alta umidade do ar. No domingo, 18, a previsão é de sol com variação de nuvens na maior parte de SC durante todo o dia. No Oeste, condição para pancadas de chuvas no período da tarde devido à elevação da temperatura.

Temporais afetam rede elétrica no Estado

O mau tempo tem causado problemas no sistema elétrico de forma bastante pontual. Nesta sexta-feira, boletim da Celesc apontava 10.394 unidades sem energia no Estado, sendo as regiões mais afetadas Rio do Sul, com 3.859 unidades; Joinville, com 2.388; Chapecó, com 996; São Miguel do Oeste, com 372 e Concórdia, com 360.

É necessário ressaltar que existem casos, como no Planalto Serrano, de deslizamentos e em Rio do Sul de alagamentos, que dificultam os trabalhos das equipes da Celesc. No entanto, a Celesc está atuando com mais de 300 profissionais distribuídos em 150 equipes de emergência que estão trabalhando em regime de revezamento até que o fornecimento esteja totalmente restabelecido.

>>> Clique aqui para acompanhar a situação do sistema da Celesc em tempo real.

>>> Ouça o Boletim da Rádio Secom e faça o download

Recomendações da Defesa Civil

Tempestades com descargas elétricas (raios), vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Em caso de ocorrência de granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, fechem janelas e portas, e não utilizem equipamentos elétricos ou telefones.

Inundações/alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas nas proximidades de residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

>>> Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

Leia mais:

>>> Defesa Civil alerta para possibilidade de deslizamentos na região do Vale

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br