Chuva entre quinta e sexta-feira, com retorno do frio ao Estado no fim de semana
A previsão do setor de meteorologia do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram) indica chuva acompanhada de descarga elétrica entre esta quinta e sexta-feira, no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, a chuva vem acompanhada de descarga elétrica entre quinta-feira e a manhã de sábado.
Para todas as regiões, há condição de temporal com granizo em áreas localizadas, nesta quinta-feira. A temperatura segue com pouca variação, devido à nebulosidade e à chuva. O vento sopra de noroeste com intensidade fraca a moderada, com variações de nordeste na Grande Florianópolis e Litoral Norte. Os totais médios de chuva previstos ficam em torno de 20 a 40 mm entre a tarde e noite de quinta-feira. Na sexta e sábado, total diário deve ser inferior a 50 mm.
A partir da noite de sexta-feira, especialmente no fim de semana e segunda-feira, uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina. A mínima será negativa (entre -2°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto com formação de geada ampla, nas madrugadas de domingo a terça-feira. O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada.
Recomendações da Defesa Civil
Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.
Onda de frio: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.
Mais informações:
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5006