Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Chapecó sedia oficina regional...

Chapecó sedia oficina regional de políticas públicas sobre drogas

O município de Chapecó, no Oeste, sedia nesta quinta-feira, 19, e sexta, 20, a Oficina Regional de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas. Durante o evento, que reunirá técnicos de diferentes áreas, serão debatidas as propostas da Mesorregião de Chapecó para a elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. A abertura está prevista para as 15h desta quinta-feira, no auditório da Unoesc.

Esta será a quarta de sete oficinas previstas. Nesta semana também foi realizada a oficina de São Miguel do Oeste. Em junho, já foram realizadas as oficinas de Florianópolis e Jaraguá do Sul. As demais ocorrem em Criciúma, Joaçaba e Lages até o final do ano.

Durante a abertura do evento, os oito municípios eleitos para o colegiado gestor regional tomam posse. Integram o comitê os municípios de:  Chapecó, Concórdia, Coronel Freitas, Caxambu do Sul, Seara, Itá, Paial e Lindóia do Sul. O colegiado gestor regional será responsável pela viabilização, monitoramento e avaliação das execuções do Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas no âmbito regional e municipal.

 “Essa é uma parceria entre o governo do Estado, os conselhos e o terceiro setor. Estamos trabalhando para tornar Santa Catarina um Estado de referência no combate e enfrentamento às drogas. E, como consequência, contribuiremos para a pacificação das famílias catarinenses”, destaca o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Participam das oficinas técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social;  Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; conselhos tutelares, conselhos de segurança, conselhos municipais antidrogas (Comads); fundações; comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de entidades socioeducativas e prisionais; além da Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Como iniciou

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support