Governador Raimundo Colombo inaugura obras em Chapecó nesta terça-feira
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo estará mais uma vez em Chapecó, nesta terça feira, 19 de maio, para dois atos de governo: às 9h inaugura obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Bairro São Cristóvão e as 10h participa da apresentação do Projeto Diagnóstico da Estiagem no Oeste do Estado.
Diagnóstico Estiagem
Participam do evento, além do governador, o secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira, o aecretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, secretário regional de Chapecó, Américo do Nascimento Junior, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças de toda a região Oeste, e também os técnicos da Udesc, que realizam os trabalhos de campo e que vão explanar a execução dos trabalhos no Oeste. Também serão realizadas oficinas sobre a estiagem em todo o Oeste. Em Chapecó, o encontro será dia 25 de maio.
De acordo com dados estatísticos da Defesa Civil de Santa Catarina, entre 2002 e 2012 foram registradas 1.003 ocorrências decretações de situações de emergência, somente superada pelas enxurradas (1.028 ocorrências). Os especialistas já cogitam inversão do efeito do El Niño, para os próximos cinco anos.
Em um levantamento preliminar, a Defesa Civil de Santa Catarina estima que existam no Oeste mais de 50 mil poços artesianos ilegais. Preocupada com a exploração irregular do bem natural, a Defesa Civil estuda possibilidades de ordenamento do uso inteligente da água, que corta a região.
Ainda segundo o estudo, a estiagem no Oeste é considerada um dos fenômenos que causa emergência e desastres naturais com maior período de durabilidade. O comparativo é com situações de enchentes e deslizamentos.
De acordo com dados estatísticos da Defesa Civil, entre 2002 e 2012, foram registradas 1.003 ocorrências de decretações de situações de emergência, somente superada pelas enxurradas – 1.028 ocorrências. “Os especialistas já cogitam inversão do efeito do El Niño, para os próximos cinco anos”, lembrou Hobus.
Devido aos longos períodos de seca, a Defesa Civil do Estado firmou parceria com a Udesc, em abril de 2014, para elaboração de um Diagnóstico e Resiliência da situação. Os trabalhos tiveram início em 2015. A primeira etapa foi finalizada em março deste ano. Os serviços se concentraram na catalogação de documentos referentes ao setor.
A segunda etapa já iniciada, neste primeiro semestre, consiste na interação com a comunidade. Moradores, agricultores, lideranças, administradores públicos, gestores das águas e todos os segmentos serão ouvidos para se chegar a um consenso de quais as alternativas são mais válidas para minimizar os efeitos de seca/estiagem no Oeste.
Sistema Tratamento Esgoto Sanitário
O Sistema de Esgotamento Sanitário do Bairro São Cristóvão representa a primeira inauguração da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Casan, e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Com um investimento de R$ 9.307.929, a obra foi realizada em 14 meses, a partir da ordem de serviço entregue à empresa Itajuí em março do ano passado. A rede coletora de esgoto do Bairro São Cristóvão, tem 32,2 quilômetros com diâmetros de 150mm a 400mm, conectada a 1.360 unidades de um dos bairros mais antigos e tradicionais do município do Oeste.
O investimento permitiu também a construção de três estações elevatórias, que servem para conduzir o esgoto até a estação de tratamento (ETE) localizada no bairro Santo Antonio. A obra representa 8% de acréscimo no tratamento do esgoto e foram feitas 1.322 ligações. Com a nova obra, Chapecó passa a ter 40% do esgoto tratado.
{article Paulo Munauar – SDR Chapecó – Assinatura}{text}{/article}