Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Chamada pública para aquisição...

Chamada pública para aquisição de produtos da Agricultura Familiar

Mais de 25 mil estudantes serão contemplados com a compra dos alimentos da agricultura familiar na primeira chamada pública de 2018. Nesta semana a Secretaria de Estado da Educação publicou a Chamada Pública 088/2018 para compra dos gêneros alimentícios da agricultura familiar para as 144 escolas que possuem autogestão das refeições. As cooperativas têm até 22 de março para enviar a documentação e o projeto de venda para participar deste processo licitatório. Na região de abrangência da ADR de São Lourenço, a Cooperativa de Produtores Rurais de Novo Horizonte possui certificado de aptidão para participar todos os anos da licitação e com isso, os cooperados fornecem às escolas da região, produtos fresquinhos e saudáveis cultivados na localidade.

De acordo com o diretor de Articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola, o investimento desta chamada é de R$ 7.026.639,90 na compra de 19 produtos como legumes, verduras, frutas, carnes, lacticínios, ovos entre outros. A ação, além de garantir qualidade na alimentação dos estudantes, também beneficia cerca de 40 cooperativas e associações em todo o Estado.

Os fornecedores são  agricultores familiares e empreendedores familiares rurais titulares da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar (DAP). Os itens utilizados para a produção das refeições serão para todo o ano letivo de 2018.

Além desta, para este ano está prevista mais uma chamada pública para compra de genêros da agricultura familiar. O investimento será de R$ 20,5 milhões para atender todas as escolas da rede estadual e seus mais de 500 mil alunos.

Incentivando produtores da região

Marli Baggio Pilon é produtora rural e integra a Cooperativa de Novo Horizonte. Ela garante que o amor e o carinho são ingredientes que acompanham os produtos que entrega em instituições de ensino da região. A agricultora produz morangos, figos, pêssegos, leite, iogurte, doce de leite e geleias, todos os produtos possuem selo que lhes garantem ser livres de defensivos químicos.

Sobre Agricultura Familiar

A compra de gêneros alimentícios, diretamente da agricultura familiar, para a alimentação escolar é uma exigência da Lei Federal 11.947, de 2009, que exige que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo Governo Federal, para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), sejam investidos pelo Estado na compra de produtos diretamente da agricultura familiar e suas organizações. Em Santa Catarina este ano, a previsão de compras, por meio das chamadas públicas, deverá ultrapassar 50% dos recursos transferidos pelo FNDE, para o PNAE.

Sobre o PNAE

O PNAE é fundamental no que diz respeito às iniciativas de compras públicas sustentáveis articuladas ao fortalecimento da agricultura familiar. Com ele, são criados mecanismos de gestão para a compra direta do agricultor familiar cadastrado, com dispensa de licitação, democratizando e descentralizando as compras públicas, além de fomentar o mercado para os pequenos produtores, dinamizando a economia local e seguindo em direção ao fornecimento de uma alimentação mais adequada.

Mais informações para a imprensa:
Juliana Balotin
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste
E-mail: ascom@snx.adr.sc.gov.br e juliana.balotin@gmail.com
Fone: (49) 3372-1003 / 98832-9273
Site: sc.gov.br/index.php/regionais/saolourencodooeste 

*
com informação da SED

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support