Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. CGU confere Selo de...

CGU confere Selo de Ética para a Celesc

A Controladoria Geral da União (CGU) concede à Celesc, nesta segunda-feira, 9, reconhecimento público como empresa comprometida com a integridade e o combate à corrupção. A premiação ocorre durante a Conferência Lei da Empresa Limpa, no Rio de Janeiro, ocasião em que será feita uma cerimônia de premiação para as organizações aprovadas para figurar na Lista Empresa Pró-Ética 2015. 

Por meio da assinatura de um Termo de Compromisso, a Celesc declara publicamente sua disposição para investir em medidas de promoção da ética e de prevenção da corrupção que contribuam para um ambiente mais íntegro, ético e transparente no setor público e privado.

“A atuação da Celesc é pautada pela melhoria contínua de sua performance social, primando pela ética, por boas práticas de governança e valores de conduta bem definidos. Esse reconhecimento comprova que estamos no caminho certo”, comemora o presidente da Celesc, Cleverson  Siewert.

A assessora de responsabilidade socioambiental da empresa, Viviani Remor, relembra que a Celesc foi aprovada para figurar no cadastro já na sua primeira edição, em 2012. Em 2015, o Pró-Ética adotou nova metodologia de avaliação, a fim de incluir exigências trazidas pela Lei AntiCorrupção. A mudança tornou o processo ainda mais rigoroso, conforme observa Viviani: “Nesta edição, respondemos a um questionário bastante extenso e criterioso em que precisamos comprovar cada uma das atividades ligadas à ética e ao combate à corrupção”.

Após avaliar os documentos e informações referentes às medidas de ética e integridade apresentadas pela Celesc, o Comitê Gestor do Cadastro deliberou pela sua aprovação na lista de 2015, com índice final de 77% dos quesitos cumpridos.Entre os critérios que o CGU avalia estão o comprometimento com a integridade, a transparência, a prevenção e o combate à corrupção no ambiente corporativo.

Além disso, pesam as políticas, treinamentos, canais de denúncia, análise de risco e responsabilidade no financiamento político e social, item que, por sinal, foi destacado como ponto mais forte da Celesc. Outros pontos de destaque indicados pela CGU no relatório final são o comprometimento da alta direção com o tema e a estrutura de recebimento e apuração de denúncias, que abarca manifestações internas e externas.

Ferramentas e ações pela Ética

– Comitê de Ética corporativo: composto por sete membros, é ligado ao Conselho de Administração. Recebe e apura denúncias, além de possuir papel pedagógico.

– Portal da Transparência: dá visibilidade aos contratos e convênios celebrados pelo Grupo Celesc;

– Código de Conduta Ética: fruto de construção democrática e coletiva, é direcionado para empregados próprios e terceirizados, diretoria, corpo gerencial, fornecedores e consumidores. A primeira edição foi publicada em 2006, com revisão periódica.

– Política Anticorrupção: trata da responsabilização administrativa e civil por atos praticados contra a administração pública.
– Apoio à campanha O que você a ver com a corrupção?: parceria junto ao Ministério Público de Santa Catarina.
– Canal de denúncia no site da Empresa: ferramenta para comunicar condutas antiéticas, acessível para público interno e externo.

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc 
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br