Governo do Estado lança pesquisa sobre atitude ética de agente público
A Controladoria-Geral do Estado lançou nesta segunda, 7, uma pesquisa on-line para que a sociedade catarinense aponte quais condutas, princípios e valores éticos e morais considera mais relevantes na atuação de um agente público.
O formulário para participar está disponível em www.cge.sc.gov.br.
A ideia é que as respostas contribuam para a elaboração do Código de Ética do Agente Público do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina, última etapa do Programa de Integridade e Compliance (PIC), criado em 2019.
Ouvir a sociedade é parte fundamental do trabalho, como ressalta o controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva:
SONORA
A pesquisa é anônima e, entre as perguntas a serem respondidas está a de qual é a atitude ética mais importante na atuação de um agente público e o que mais influencia os agentes a atuarem corretamente e de modo ético.
No dia 31 de outubro, o Governo do Estado publicou um decreto regulamentando o Programa de Integridade e Compliance, com o objetivo de institucionalizar ações de comprometimento da gestão estadual com a prevenção e o combate à corrupção, com a integridade e a ética.
A norma prevê a adesão de todos os órgãos e entidades do Estado, sob o monitoramento da Controladoria-Geral do Estado.