Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. CGE destaca importância da...

CGE destaca importância da gestão de documentos para garantir acesso à informação pública

A gestão eficiente de documentos públicos é fundamental para garantir a transparência e o acesso à informação. Esta foi a mensagem levada pela Controladoria-Geral do Estado aos participantes do 1º Seminário sobre Gestão Documental, Acesso à Informação e Proteção de Dados, promovido pela Secretaria de Administração nesta quinta-feira, 5 de outubro. 

As gerentes da Diretoria de Ouvidoria-Geral da CGE, Yalle Hugo de Souza e Carolina Kichller falaram, respectivamente, sobre “Desafios e Estratégias para garantia do Acesso à Informação Pública” e “A era da informação: Governo Aberto e a Gestão Documental”.  

Responsável pela gestão dos pedidos de acesso à informação ao Executivo estadual, Yalle reforçou a máxima “transparência é regra, sigilo é exceção”. “Toda negativa de acesso à informação deve ser devidamente fundamentada”, alertou. Segundo a gerente, uma boa prática é usar o controle de acesso apenas nas peças dos processos que realmente são sigilosas. 

Yalle mostrou o salto nos pedidos de acesso à informação devido à restrição de acesso às peças dos processos no Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGP-e), a partir de março de 2021. A medida teve o objetivo de proteger o titular dos dados com a entrada em vigor da Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), em setembro de 2020. De dezembro de 2019 a novembro de 2020, foram 1.631 pedidos, contra 3.659 de dezembro de 2020 a novembro de 2021. 

“Esse crescimento nos mostrou que, de fato, a sociedade faz consultas ao SGP-e, exercendo o controle social. Precisamos fazer a análise de controle de acesso com cuidado e verificar quais assuntos poderiam já estar divulgados em transparência ativa, para que possamos voltar, aos poucos, a permitir a consulta às peças dos processos do Estado”, recomendou Yalle. 

Governo Aberto

Para a gerente de promoção do controle social, Carolina Kichller, a gestão documental reflete em todos os princípios de governo aberto: transparência, prestação de contas e participação cidadã. “Ao dar transparência, possibilitamos que os cidadãos entendam o funcionamento e desempenho do governo e possam trabalhar em conjunto para abordar desafios e desenvolver políticas mais eficazes”.

Carolina recomendou aos participantes que invistam na qualidade da informação e que promovam a cultura da transparência: “a atitude dos servidores desempenha papel crucial na abertura de governo”. Entre os desafios, destacou a democratização do acesso às novas tecnologias para que todos os cidadãos possam acompanhar e participar das ações do governo.

Controladoria-Geral do Estado
Cléia Schmitz | cleia.schmitz@cge.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support