CGE debate papel do controle interno em evento de comemoração aos cinco anos de criação
Foto: Roberto Zacarias/SECOM
A Controladoria-Geral do Estado completou 5 anos nesta quarta-feira, 12 de junho, em evento com autoridades estaduais e especialistas nacionais da área de controle interno. Em pauta, o papel do controle interno na gestão pública.
O controlador-geral Marcio Cassol fez um relato da trajetória do órgão e destacou a função da CGE de orientar órgãos e entidades. “Nestes 5 anos, alcançamos R$ 1 bilhão em benefícios aos cofres públicos com trabalhos de auditoria, mas o maior benefício não é medido em reais e sim no valor agregado à gestão.”
O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, disse que o controle interno deve ser visto como um grande amigo. “Vivemos um momento em que cada vez mais não cabe improviso da gestão pública. Os instrumentos de transparência pública nos expõem e um órgão de apoio e orientação como a CGE será sempre bem-vindo”.
O evento também contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Edmar Camata. Ele reforçou a função da Controladoria como órgão de auxílio ao gestor. “O trabalho de buscar o erro nunca vai acabar, mas cada vez mais o controle tem a função de avaliar e apresentar soluções às políticas públicas”.
Acordos de cooperação – durante o evento, a CGE assinou acordos de cooperação com o Instituto de Previdência do Estado (Iprev) e com a Escolas de Governo (ENA). O acordo com o Iprev prevê a integração de metodologias e a troca de informações para aprimorar o monitoramento das despesas públicas. A cooperação com a ENA prevê a construção de um ambiente único para as capacitações da CGE.
A CGE também lançou no evento quatro publicações de apoio e orientação aos servidores e gestores públicos.