Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transparência
  4. /
  5. CGE debate em encontro...

CGE debate em encontro potencial da Ouvidoria como instrumento para aperfeiçoar serviços públicos

O potencial da área de Ouvidoria como instrumento para aperfeiçoar os serviços públicos foi destaque da 8ª Roda de Ouvidoria, promovida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) nesta quarta-feira, 10 de abril. A edição on-line contou com a participação de mais de 90 servidores, a maioria integrantes da rede de ouvidores do Executivo estadual.

Para falar sobre o tema, a CGE, responsável pela Ouvidoria-Geral, convidou a delegada Marianne Pires Ewerton, ex-ouvidora da Polícia Federal e atual coordenadora de Diálogo Cidadão do órgão. Ela apresentou o case A Ouvidoria como instrumento de gestão da Polícia Federal, premiado no quinto Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias.

A delegada detalhou a metodologia desenvolvida pela PF para transformar os dados das manifestações em subsídios aos gestores. Para Ewerton, ao investir no foco gerencial, a Ouvidoria deixa de ser uma mera repassadora de pedidos para se transformar numa promotora dos direitos dos usuários de serviços públicos. 

A controladora-geral adjunta, Simone de Souza Becker, falou das ações iniciadas pela CGE para a construção de uma ouvidoria capaz de oferecer informações relevantes aos gestores. No momento, em parceria com os órgãos e entidades do Executivo, a Ouvidoria-Geral está promovendo a recategorização dos assuntos para classificação das manifestações. 

“O Detran foi o primeiro a concluir a recategorização, projeto que está em curso atualmente na Secretaria da Educação e na Polícia Científica. É uma etapa inicial no sentido de promovermos a melhoria da qualidade do serviço público a partir da manifestação do cidadão à Ouvidoria”, afirma Becker. 

A controladora também ressaltou a necessidade de um novo sistema para a gestão das manifestações de ouvidoria. Segundo Becker, o projeto é prioridade para a CGE. Segundo o Ouvidor-Geral Flávio Silvino, um novo sistema é necessário para transformar os dados de ouvidoria em informação gerencial. “A Ouvidoria é a porta-voz do cidadão. Ela tem o poder de catalisar melhorias das entregas do Governo à sociedade”, destacou.

Avatar
Escrito por:

Cléia Schmitz | CGE

Cléia Schmitz Assessoria de Comunicação ascom@cge.sc.gov.br (48) 99128-1980 / 3665-5645

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support