CEPON amplia em 25% o número de consultas de câncer no primeiro semestre
O Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), em Florianópolis, ampliou em 25% o número de consultas para pacientes com câncer no primeiro semestre deste ano, em comparação com 2022.
De janeiro a junho, foram realizados mais de 44,6 mil atendimentos ambulatoriais e de intercorrências na unidade, que é referência no tratamento oncológico em Santa Catarina.
Neste período, também houve um aumento de 17,7% no número de cirurgias oncológicas de alta e média complexidade e de 5,1% em sessões de quimioterapia nos pacientes atendidos pela unidade.
O resultado é reflexo dos esforços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para ampliar o tratamento do câncer para os catarinenses.
A secretária Carmen Zanotto reforça que o Estado está trabalhando para cumprir a legislação e para que nenhum paciente espere mais de 30 dias pelo seu diagnóstico e mais de 60 dias para o início do tratamento. Segundo ela, os atendimentos no Cepon estão avançando, mas é preciso avançar mais.
O CEPON é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde, administrado pela FAHECE, organização social que gerencia a unidade. Continuamente, a entidade tem realizado melhorias nos processos para ampliar a capacidade de atendimento no centro oncológico.
A contratação de novos médicos e enfermeiros e a revisão de processos internos permitiram a ampliação dos serviços prestados e há planos para revitalizar as áreas dos ambulatórios e sustentar o crescimento das consultas.
Repórter: Kenia Casagrande