Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Centro Regional de Defesa...

Centro Regional de Defesa Civil será construído em Curitibanos

Foi assinado nesta segunda-feira, 17, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos, a ordem de serviço para a construção de um Centro Regional de Defesa Civil. O Governo de Santa Catarina, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, está instalando 20 Centros Regionais em Santa Catarina, e um deles será localizado em Curitibanos. 

“Não é a toa que a Defesa Civil de Santa Catarina tem o reconhecimento internacional da ONU. Isto é fruto de um investimento estratégico do nosso estado, preocupado não só em socorrer as pessoas atingidas por fenômenos climáticos, mas em prevenir e saber agir quando eles acontecem”, enfatiza o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão.

Também chamados de Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd – Regional), eles são instalados em cada município sede da Coordenação Regional da Defesa Civil. “A coordenadoria de Defesa Civil em Curitibanos atende 12 municípios, compreendidos entre as ADRs de Curitibanos e Campos Novos que nos prestam forte apoio na gestão de riscos e desastres naturais que afetam a população”, destaca o coordenador regional, Roberto Adriano Roper.

“Numa enchente, por exemplo, os principais agentes se reúnem lá no Cigerd Regional para gerenciar a crise e podem conversar conosco aqui no Cigerd Florianópolis, por vídeo-conferência”, explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Para o gestor da pasta no estado, isto facilita a gestão do evento, uma vez que os centros serão a base das coordenadorias regionais.

Em Curitibanos, o Cigerd será construído junto ao parque de exposições Pouso do Tropeiro. “Todos os centros estarão interligados conosco aqui em Florianópolis por meio de tecnologias. É mais agilidade para se comunicar com os municípios em caso de eventos adversos, por exemplo”, argumenta. Atualmente, três centros já estão prontos nos municípios de Maravilha, Joaçaba e Canoinhas.

Outros dois estão sendo concluídos em Xanxerê e Concórdia. O municípios que estão recebendo as estruturas são São Miguel do Oeste, Chapecó, Lages, Curitibanos, Criciúma, assim como as regiões Sul, Norte, Planalto Norte e Alto Vale. Depois de instalados, os centros são mobiliados e ficam aptos auxiliar em ocorrências.  

Estrutura dos Centros Regionais de Defesa Civil (Cigerd Regional) – Composto por nove módulos de ferro galvanizado e pintado, possuem cerca de 160 m². Totalmente auto-suficientes, contam com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha. O custo da infraestrutura física de cada centro regional será de aproximadamente R$ 400 mil.

Cigerd Florianópolis – O Cigerd está em construção em Florianópolis na Av. Governador Ivo Silveira. O Cigerd busca integrar os esforços dos diversos setores  e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos. A estrutura vai contar com o centro de monitoramento e alerta, meteorologia, sistema de hidrometeorologia, geologia, mapeamento de áreas de risco, planos de contingência, planos de ações emergenciais, gestão de crise e respostas a desastres.

Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support