Centro Regional de Defesa Civil será construído em Curitibanos
Foi assinado nesta segunda-feira, 17, na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Curitibanos, a ordem de serviço para a construção de um Centro Regional de Defesa Civil. O Governo de Santa Catarina, através da secretaria de Estado da Defesa Civil, está instalando 20 Centros Regionais em Santa Catarina, e um deles será localizado em Curitibanos.
“Não é a toa que a Defesa Civil de Santa Catarina tem o reconhecimento internacional da ONU. Isto é fruto de um investimento estratégico do nosso estado, preocupado não só em socorrer as pessoas atingidas por fenômenos climáticos, mas em prevenir e saber agir quando eles acontecem”, enfatiza o secretário executivo da ADR de Curitibanos, Luiz Cesar Abrahão.
Também chamados de Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd – Regional), eles são instalados em cada município sede da Coordenação Regional da Defesa Civil. “A coordenadoria de Defesa Civil em Curitibanos atende 12 municípios, compreendidos entre as ADRs de Curitibanos e Campos Novos que nos prestam forte apoio na gestão de riscos e desastres naturais que afetam a população”, destaca o coordenador regional, Roberto Adriano Roper.
“Numa enchente, por exemplo, os principais agentes se reúnem lá no Cigerd Regional para gerenciar a crise e podem conversar conosco aqui no Cigerd Florianópolis, por vídeo-conferência”, explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli. Para o gestor da pasta no estado, isto facilita a gestão do evento, uma vez que os centros serão a base das coordenadorias regionais.
Em Curitibanos, o Cigerd será construído junto ao parque de exposições Pouso do Tropeiro. “Todos os centros estarão interligados conosco aqui em Florianópolis por meio de tecnologias. É mais agilidade para se comunicar com os municípios em caso de eventos adversos, por exemplo”, argumenta. Atualmente, três centros já estão prontos nos municípios de Maravilha, Joaçaba e Canoinhas.
Outros dois estão sendo concluídos em Xanxerê e Concórdia. O municípios que estão recebendo as estruturas são São Miguel do Oeste, Chapecó, Lages, Curitibanos, Criciúma, assim como as regiões Sul, Norte, Planalto Norte e Alto Vale. Depois de instalados, os centros são mobiliados e ficam aptos auxiliar em ocorrências.
Estrutura dos Centros Regionais de Defesa Civil (Cigerd Regional) – Composto por nove módulos de ferro galvanizado e pintado, possuem cerca de 160 m². Totalmente auto-suficientes, contam com gerador de energia capaz de manter o centro operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Conta também com garagem, depósito, recepção, sala do Coordenador Regional, sala de reunião, sala de situação, banheiro e cozinha. O custo da infraestrutura física de cada centro regional será de aproximadamente R$ 400 mil.
Cigerd Florianópolis – O Cigerd está em construção em Florianópolis na Av. Governador Ivo Silveira. O Cigerd busca integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres e, com isso, reduzir os impactos na população em uma situação de eventos adversos. A estrutura vai contar com o centro de monitoramento e alerta, meteorologia, sistema de hidrometeorologia, geologia, mapeamento de áreas de risco, planos de contingência, planos de ações emergenciais, gestão de crise e respostas a desastres.
Informações adicionais para a imprensa:
Fabio Claudino Fontana
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Curitibanos
E-mail: ascom@cbs.adr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3412-3011 / 98839-0615
Site: sc.gov.br/regionais/curitibanos