Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Centro Regional da Defesa...

Centro Regional da Defesa Civil será inaugurado nesta sexta-feira em Joaçaba


Foto: Mayelle Hall / ADR Joaçaba

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugura em Joaçaba nesta sexta-feira, 23, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), construído no Bairro Vila Remor, ao lado da antiga Escola Oscar Rodrigues da Nova. O ato será às 15h.

Com investimento de R$ 853 mil do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Cigerd de Joaçaba é um dos 20 centros regionais que estão sendo inaugurados em Santa Catarina. Todos estarão interligados com o Cigerd de Florianópolis, permitindo contato direto com a base em caso de evento adverso na região e facilitando a gestão da crise e resposta rápida ao cidadão.

O Cigerd de Joaçaba possui nove módulos metálicos e tem cerca de 160 metros quadrados. É uma estrutura autossuficiente, capaz de se manter operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, escritório, depósito, alojamento, banheiro e cozinha. O atendimento contempla 13 municípios: Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. O coordenador regional é o sargento Adair José Flamia, cedido pelo 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

Ao lado do Cigerd de Joaçaba está instalado o Centro de Logística da Defesa Civil (Celog), com material de ajuda humanitária para atender as regiões Meio-Oeste e Oeste. As estruturas foram viabilizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), que cedeu o terreno.
{article Mayelle Hall – SDR Joaçaba}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support