Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Centro Integrado de Gerenciamento...

Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres é inaugurado em Joaçaba


Foto Mayelle Hall / ADR Joaçaba

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, inaugurou em Joaçaba nesta sexta-feira, 23, o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd). O investimento do Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Proteção e Defesa Civil, foi de R$ 886 mil.

“O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil, realiza o maior investimento da história em prevenção a desastres. São obras de contenção e inteligência que permitem atuação mais eficaz”, destacou Moratelli, acrescentando que a Defesa Civil de Santa Catarina é referência nacional em prevenção, preparação e resposta a desastres.

O Cigerd de Joaçaba é um dos 20 centros regionais que serão viabilizados em Santa Catarina. Todos estarão interligados com o Cigerd de Florianópolis, permitindo contato direto com a base e facilitando a gestão da crise e resposta rápida ao cidadão. “É o ponto de encontro das autoridades para tomarem as decisões quando a região for atingida por eventos meteorológicos adversos”, ressaltou o secretário.

Com nove módulos de ferro galvanizado e cerca de 160 metros quadrados, o Cigerd de Joaçaba é uma estrutura autossuficiente, capaz de se manter operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, escritório, depósito, alojamento, banheiro e cozinha. O atendimento contempla os municípios de Água Doce, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré, Joaçaba, Lacerdópolis, Luzerna, Ouro, Tangará, Treze Tílias e Vargem Bonita. O coordenador regional é o sargento Adair José Flamia, cedido pelo 11º Batalhão de Bombeiros Militar.

Ao lado do Cigerd de Joaçaba, no Bairro Vila Remor, está instalado o Centro de Logística da Defesa Civil (Celog), com material de ajuda humanitária para atender as regiões Meio-Oeste e Oeste. As estruturas foram viabilizadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SED), que cedeu o terreno.

O ato de inauguração do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres foi prestigiado pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Rafael Laske, além de prefeitos e vereadores da região, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Samu, imprensa e comunidade em geral.

{article Mayelle Hall – SDR Joaçaba}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support