Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Centro de referência em...

Centro de referência em tecnologia assistiva impulsiona a Educação Especial em Santa Catarina

A Educação Especial em Santa Catarina é referência nacional pelo atendimento humanizado e inovador.

Um exemplo disso é o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA), da Fundação Catarinense de Educação Especial, também chamado de “Espaço Maker”, onde são desenvolvidas formas de reabilitação para a educação do estudante que necessita de assistência. No espaço, são oferecidas diversas atividades em diferentes ambientes.

A coordenadora do local, Ana Carolina Rodrigues Savall, explica como funciona o centro e como é a entrega de um atendimento humanizado:

SONORA

Aproveitando o espaço e aprendendo novas formas de lecionar, a professora da APAE de Apiúna, Vilma Fritz, foi até o espaço para adquirir novos conhecimentos e repassar para os demais professores da sua rede de ensino:

SONORA

A professora Juliana de Almeida Freintas, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), comenta a qualidade e a qualificação que o curso da FCEE disponibiliza para todos os profissionais:

SONORA

Em 2023, foram repassados mais de R$ 244 milhões para as 244 instituições conveniadas. Os repasses incluem os valores do Modelo de Repasse Direto (MRD), para contratação direta de professores e demais profissionais necessários, havendo a manutenção das atividades técnico-pedagógicas.

Além dos repasses, a FCEE ainda mantém o programa de cedência de professores, que em 2023 chegou a cerca de 2.400 professores, entre efetivos e temporários, cedidos para atuação nas instituições.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support