Centro de Informática do Estado apresenta resultados e projetos para secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável
O secretário (SDS), Carlos Chiodini, visitou o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), na última semana. O órgão, que é vinculado à SDS, atua na gestão dos serviços de tecnologia da informação e governança eletrônica dos órgãos e entidades da administração pública Estadual, direta e indireta. No mês de abril, Luiz Antônio da Costa Silva, vice-presidente de Tecnologia, assumiu a presidência do Ciasc durante a licença de Roberto Amaral, após 14 meses a frente da instituição.
De acordo com Amaral, o Ciasc vem realizando uma forte mudança organizacional criou um modelo de negócios para atender a administração pública, direta e indireta. “Ampliamos o Data Center, investimos em equipamentos, organização e capacitação de funcionários. Além disso, a empresa teve uma queda de passivos, aumento de ativos, e uma redução considerável de despesas e aumento de 8% na receita em 2015”, enfatiza.
O secretário Chiodini explica que os projetos e métricas do Ciasc foram traçados para que o órgão trabalhe como uma empresa privada e fortaleça um ambiente de negócios no Estado. “Foi criado aqui um ambiente de negócios. A expertise empresarial do Roberto Amaral e da sua equipe contribuíram para uma considerável mudança do Ciasc. Agora, precisamos utilizar a informação para o desenvolvimento do setor produtivo, dos empreendedores, envolvendo-os em todos os processos, utilizando a ferramenta a favor da economia de Santa Catarina”, conta o titular da SDS.
O vice-presidente de Tecnologia e presidente em exercício, Luiz Antônio da Costa Silva, apresentou os principais projetos da empresa, além da estrutura, com destaque para o Data Center. “É o ambiente controlado por diversos equipamentos para armazenagem e processamento de bases de dados corporativos. Hoje o Data Center conta com mais de 1.100 servidores, dos quais 70% são virtuais, e capacidade de armazenamento é de 1,3 petabytes”, explica. Cada petabyte equivale a 1024 terabytes e, por sua vez, cada terabyte é formado por 1024 gigabytes.
O Ciasc é responsável pela unificação das redes no Estado e por expandi-las, no caso, com o projeto Infovias SC. Em 2015, a gestão técnica da rede atingiu 4.805 circuitos e aumentou a capacidade de provimento da internet com ampliação de rede em várias cidades, como Joinville e Chapecó, além de ativação de 361 novos pontos de fibra na rede do Governo Estadual.
Chiodini foi apresentado, ainda, aos diversos projetos da empresa. No desenvolvimento de softwares, há o Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), Sistema de Gestão Educacional de SC (SISGESC), Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), entre outros. Participaram também da reunião o assessor de planejamento Cícero Ghisi, Ramíces Silva vice-presidente Comercial, Duílio Gehrke, vice-presidente de Administração e Finanças e Jean Vogel diretor de Ciência Tecnologia e Inovação da SDS.
Informações adicionais para a imprensa
Fabio Lima
Coordenador de Comunicação
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável
Fone: (48) 3665-2255/8843-7100
Site: www.sds.sc.gov.br