Centro de informações Toxicológicas de SC publica relatório anual com destaques para casos de intoxicação envolvendo droga e abuso de cocaína
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) publicou neste mês de agosto seu relatório anual referente ao ano de 2022. O documento oferece uma visão abrangente das estatísticas, tendências e informações relacionadas a intoxicações e envenenamentos no estado.
Conforme o relatório, no ano de 2022 foram realizados 20.748 atendimentos, dos quais 20.340 (98,0%) foram casos de exposição em que a vítima era humana, 88 (0,4%) casos de exposição com vítima animal e 320 (1,5 %) solicitações de informação sem vítima.
Os dados disponibilizados incluem: quais são os agentes tóxicos mais frequentes, registro de atendimentos por municípios catarinenses, local, via e circunstância da exposição, gravidade, desfecho e letalidade das exposições humanas, entre outros.
O documento completo está disponível em ciatox.saude.sc.gov.br
O CIATox/SC fica localizado no Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), em Florianópolis, e mantém um serviço gratuito de plantão 24 horas para informações específicas em caráter de urgência na área de Toxicologia Clínica. Qualquer pessoa pode procurar o serviço diretamente ou por meio de ligação pelo telefone 0800 643 5252.
Danielle B. Legat Albino, Gerente do Centro de Informações e Assistência Toxicológica diz que o relatório é uma ferramenta essencial para entendermos as tendências de intoxicações e envenenamentos em nosso estado
SONORA
Mais informações em estado.sc.gov.br/noticias/