Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Centro cirúrgico do Hospital...

Centro cirúrgico do Hospital Materno-Infantil em Criciúma ganha berço aquecido para estimular laço mãe e filho

O contato pele a pele entre mamãe e recém-nascido deve iniciar imediatamente após o nascimento e ser contínuo, prolongado e estabelecido entre toda a mãe e filho saudáveis. Seguindo este protocolo, o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, estreou nesta semana o berço aquecido do centro cirúrgico. O berço foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde, com recursos da portaria nº 3186, do Ministério da Saúde.

O berço permitirá que as mamães submetidas à cesariana não se separem de seus bebês em sua primeira hora de vida, conhecida como a hora dourada. “Durante esse período, o contato pele a pele deve ser estimulado o mais cedo possível. Ele facilita a amamentação, diminui a mortalidade e traz muitos benefícios para a mãe e o bebê”, explica Anne Kamilis Prudêncio Dias, coordenadora do Centro Obstétrico.

Antes o bebê nascia e o médico já o levava para uma sala ao lado do centro cirúrgico, longe da mãe para avaliar, pesar e realizar outros procedimentos necessários. Agora, assim como no centro obstétrico, o bebê é atendido junto à mamãe.

Os profissionais de saúde possuem um papel determinante para o contato precoce pele a pele. A prática favorece o apego, a confiança e a satisfação da mãe. “Também tem efeito positivo sobre o aleitamento materno e, como consequência, a mulher é protagonista do seu parto”, destaca Anne Kamilis.

Nascimentos

Referência no atendimento a gestantes de alto risco da região Sul do Estado e com índice zero de morte materna, o Hospital Materno-Infantil alcançou, na sexta-feira, 18, a marca de 13 mil partos realizados. O marcador de partos e nascimentos naquela unidade já bateu nesta terça, 22, 13.036 partos trazendo ao mundo 13.167 bebezinhos e bebezinhas.

O Hmisc é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), gerido pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (IDEAS).

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support