Central de Videomonitoramento é inaugurada em Campos Novos
Nesta terça-feira, 23, o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba,inaugurou a Central de Videomonitoramento (CVM) da 3ª Companhia do 26º Batalhão de Policia Militar de Campos Novos.
O sistema compreende 13 câmaras, instaladas em pontos centrais da cidade e ainda em bairros vulneráveis, onde a movimentação é acompanhada em tempo real por policiais e agentes nas instalações da Companhia.
Foram investidos por parte do Governo do Estado R$ 216 mil na aquisição de equipamentos de monitoramento e a instalação foi realizada através de convênio com a Prefeitura Municipal de Campos Novos.
De acordo com o secretário Grubba, o sistema de tecnologia é uma ferramenta de apoio aos policiais militares no combate à criminalidade. “Além dos sistemas de videomonitoramento podemos citar ainda a PM SC Mobile como ferramenta tecnológica para somar ao trabalho efetivo da Policia Militar do Estado.”, disse.
Para o comandante da 3º Companhia de Policia Militar de Campos Novos, Tenente Rodrigo Pedroso, o sistema tem auxiliado do processo de prevenção e ainda na efetividade de ações como prisões em flagrantes. “Há cerca de 10 dias conseguimos autuar um flagrante um cidadão pelo porte ilegal de armas. Outras ocorrências de tráfico de drogas e demais movimentações também já foram identificadas através do videomonitoramento”, ressaltou Pedroso.
Segundo o secretário executivo de desenvolvimento regional de Campos Novos, Alaor Gotz, o sistema de videomonitoramento, além de auxiliar nas ações da PM, ainda enfatiza a sensação de segurança dos cidadãos. “Essas são ações que aproximam a polícia militar da comunidade. Elas são benéficas e efetivas na promoção da segurança pública”, finalizou.
Participaram da solenidade o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm, o delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, o vice-prefeito de Campos Novos, Jairo Luft e demais autoridades locais.
Aumento de efetivo
Na ocasião o secretário de segurança pública, César Augusto Grubba enfatizou o aumento de efetivo que a Policia Militar e Civil de Santa Catarina deve ter a partir de Novembro de 2016, com a formação de 711 policiais militares, 420 policiais civis e 66 delegados. “Me atreveria dizer que nunca houve em um só Governo o chamamento de tantos policiais. Isso demonstra a preocupação do Estado com a segurança pública e em diminuir a defasagem de efetivos que ocorreu com a aposentadoria e entrada na reserva remunerada de inúmeros profissionais”, disse.
Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos