Centrais de regulação ganham equipamentos para informatizar serviços de saúde
Foto: James Tavares/Secom
O governador Raimundo Colombo e a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, assinaram, na manhã desta terça-feira, 1, a autorização para entrega de 900 computadores para equipar as Centrais de Regulação que estão sendo implantadas nas oito macrorregiões de Santa Catarina. Os equipamentos fazem parte do projeto de informatização das Unidades Básicas de Saúde e tem por objetivo dar mais agilidade e qualidade aos serviços prestados.
O projeto voltado para a informatização das Unidades Básicas de Saúde prevê a entrega total de 1.627 computadores. A Macrorregião Sul já recebeu 390 equipamentos de informática. E, a partir deste mês de julho, os demais equipamentos irão paras as seguintes macrorregiões: Nordeste (167), Planalto Norte (125), Grande Oeste (243), Meio Oeste (225), Serra Catarinense (82), Foz do Rio Itajaí (137) e Vale do Itajaí (258). A distribuição será feita aos municípios de abrangência das Centrais de Regulação.
“Todas as centrais de regulação da saúde começam a ser bem estruturadas. Se a pessoa chega com um problema de saúde e naquele lugar o hospital não pode atender, nossa central diz onde tem vaga”, ressalta o governador. “Essa é mais uma etapa para cumprir o que o governador determinou em novembro do ano passado, de implantar as Centrais de Regulação em todo o Estado”, explica a secretária Tânia.
Os investimentos, no valor de R$ 3,2 milhões, são do Ministério da Saúde (MS), que liberou recursos para implantação dos complexos reguladores e informatização das unidades catarinenses de saúde. “Na primeira etapa do projeto foram entregues às Secretarias Municipais de Saúde e Gerências Regionais de Saúde mobiliários e equipamentos. Também foram realizadas capacitações para os profissionais envolvidos no processo regulatório sobre o sistema SISREG”, explica Marlene Bonow Oliveira, superintendente de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria da Saúde.
A superintendente informa que já estão implantadas no Estado cinco centrais de regulação de internação nos municípios de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Joaçaba e Chapecó. Esta última entra em funcionamento a partir desta terça-feira, 1º de julho. As outras três centrais de regulação estão em processos de implantação nos municípios de Lages, Itajaí e Blumenau. “A previsão é que estas centrais passem a operar até dezembro deste ano”, complementa Marlene Bonow Oliveira, ao ressaltar que a Central de Itajaí estará em funcionamento em agosto.
>>Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br