Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc troca iluminação de...

Celesc troca iluminação de hospital de Caxambu do Sul

A Celesc começa, na próxima terça-feira, 20, a substituição de lâmpadas e luminárias na Fundação Médica Assistencial do Trabalhador Rural, em Caxambu do Sul – um dos beneficiados com o programa de Eficiência Energética da Empresa. Os investimentos no hospital somarão R$ 45 mil.Durante os serviços, serão trocadas 234 lâmpadas e 145 luminárias A previsão de conclusão é de sete dias.

A Fundação Médica foi fundada em 1972 por trabalhadores rurais. A instituição realiza atendimentos de urgência, plantão 24 horas e internações. Com 30 leitos e 19 funcionários, possui serviços de radiologia, fisioterapia, fonoaudiologia. O laboratório de análises clínicas é terceirizado e funciona no mesmo prédio. O hospital tem convênio com os municípios de Caxambu do Sul, Planalto Alegre e Guatambu. Além disso, atende pacientes da Unimed e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, além da economia no consumo, o programa de Eficiência Energética envolve a sociedade para a conservação e o uso eficiente da energia. A Fundação é o 26ª dos 34 hospitais que serão beneficiados com o projeto, que substitui equipamentos antigos por outros mais eficientes, com menos consumo de energia elétrica.

Como funciona

O Projeto Hospitais Filantrópicos II é desenvolvido em etapas, sendo que a primeira é o diagnóstico energético e as medições do consumo de energia e demanda de potência dos equipamentos antigos. Um relatório é elaborado para aprovação pela Celesc, e então é feita a instalação dos equipamentos novos, com retirada e descarte dos antigos.

O trabalho continua com a medição do consumo de energia e da demanda de potência dos equipamentos novos para elaboração de relatório final do projeto, inclusive com pesquisa de satisfação entre os usuários.

O lixo gerado pela substituição dos equipamentosé devidamente tratado para não causar impactos ao meio ambiente. Na fase de conclusão, ocorre palestra aos funcionários do hospital, divulgando o uso racional e eficiente da energia elétrica e os resultados alcançados com as ações realizadas. O hospital atendido responsabiliza-se pela operação e manutenção dos equipamentos.

O projeto Hospitais Filantrópicos atenderá 29 municípios catarinenses com recursos de R$ 7,5 milhões. A Celesc estima uma redução total de consumo de 5.024 megawatts-hora por ano (MWh/ano), energia suficiente para atender 2.321 residências/ano. As instituições foram selecionadas por chamada pública realizada pela Celesc em 2011, específica para hospitais filantrópicos.

Os trabalhos começaram em 2013 e vão até julho de 2015. A Padoin Engenharia – de Criciúma – foi contratada por pregão eletrônico para realizar todas as etapas do projeto: o pré-diagnóstico, a medição do consumo de energia dos equipamentos antigos e a elaboração do diagnóstico energético, a substituição de equipamentos, o encaminhamento dos antigos para descarte.

Informações adicionais para a imprensa
Maria Alauci
Assessoria de Imprensa Celesc
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc 
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br