Celesc troca a iluminação de dois hospitais beneficentes
O Programa de Eficiência Energética da Celesc Distribuição iniciou a troca, nesta quarta-feira, 7, de sistemas não eficientes na Associação Hospitalar Angelina Meneghelli, de Vitor Meireles, e no Hospital e Maternidade Santa Terezinha, de Salete. A nova iluminação deve estar instalada em uma semana. O projeto será integralmente subsidiado pela Celesc.
Os investimentos chegam a R$ 87 mil em lâmpadas e luminárias. Com isso, os pacientes terão um espaço bem iluminado – além da economia de energia elétrica. A substituição envolve 478 lâmpadas e 295 luminárias.Os hospitais beneficiados serão responsáveis pela operação e manutenção dos equipamentos.
As ações atendem à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e visam reduzir a demanda e o consumo de energia na área de concessão da Celesc. A Associação Hospitalar Angelina Meneghelli é o 24º de 34 hospitais que serão beneficiados com o Projeto Hospitais Filantrópicos II, que substitui equipamentos antigos por outros mais eficientes, com menor consumo de energia elétrica.
O Hospital e Maternidade Santa Terezinha é o 25º. Os sistemas antigos gastam mais energia elétrica. Os novos – modernos e mais eficientes – possuem o selo de economia Procel A.Os velhos serão encaminhados para o descarte correto para não causar impactos ao meio ambiente, seguindo as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
O projeto atenderá 29 municípios catarinenses com recursos na ordem de R$ 7,5 milhões. A Celesc estima uma redução total de consumo de 5.024 megawatts-hora por ano (MWh/ano), energia suficiente para atender 2.321 residências/ano.As instituições foramselecionadas por meio da Chamada Pública realizada pela Celesc em 2011, específica para hospitais filantrópicos.
Informações adicionais para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Celesc
comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br