Celesc trabalha para restabelecer sistema no estado
As condições climáticas adversas, com chuvas e ventos intensos, continuam afetando o sistema elétrico da Celesc. Às 18h desta sexta-feira, 14, o abastecimento de energia ainda está interrompido para 32.800 unidades consumidoras, redução de 38% em comparação ao auge das ocorrências, às 15h30, quando mais de 50 mil UCs estavam sem luz. O número atual representa cerca de 1% do total de unidades atendidas pela Empresa.
A Grande Florianópolis ainda é a região mais afetada. No momento, 12.000 unidades estão sem luz nos municípios de Florianópolis e Governador Celso Ramos. O Norte da Ilha, especialmente Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Cacupé, são os bairros mais atingidos na Capital. Equipes estão no local para recuperação de um alimentador que abastece a região. De acordo com o responsável pela Divisão Técnica da Agência Florianópolis, engenheiro Adriano Luz, a expectativa é que o serviço de correção do sistema seja concluído em breve e o sistema comece a ser restabelecido.
No Sul do estado, onde o volume de chuva passou de150 mmem apenas 24h, há aproximadamente 9.000 unidades sem luz, principalmente nos municípios de Pescaria Brava, Laguna, Criciúma e Balneário Gaivota. A Agência Regional de Tubarão informa que o maior número de ocorrências foi registrado na manhã de hoje, quando 15 mil unidades consumidoras estavam sem energia. Os temporais provocaram problemas em transformadores, árvores na rede e postes quebrados. Foram deslocadas seis viaturas para troca de equipamentos e de postes.
Cerca de 7.000 unidades estão com fornecimento interrompido no Vale do Itajaí, nos municípios de Taió, Indaial, Vitor Meireles e Witmarsum. Em Rodeio, o abastecimento está sendo restabelecido, restando poucas unidades sem luz. As ocorrências na região começaram a surgir por volta das 20h30 de quinta-feira, sendo 80% causadas por descargas atmosféricas. Ontem, no pico do temporal, mais de 30 mil unidades ficaram sem luz, localizadas principalmente nos municípios de Blumenau, Gaspar, Indaial e Rodeio.
Das 4.300 UCs que estavam sem energia em Joinville, às 15h30, restam 697 sem abastecimento. No início da noite de ontem, ocorreu uma trovoada na cidade, desligando alimentador que atende 3.611 consumidores dos bairros Jardim Paraíso I e II e Aventureiro. O alimentador foi totalmente restabelecido às 00h31 desta sexta.
A Serra também foi atingida, com 3.200 residências, com ocorrências concentradas em Lages e Bocaína do Sul. Na quinta-feira, tempestade com raios e ventos chegou a provocar a queda de energia em 10.000 unidades consumidoras. As principais causas apontadas pelos técnicos da Agência Regional Lages sinalizam para a existência de muitas pipas enroladas em condutores e isoladores, artefatos que, combinados à umidade, tornaram-se condutores provocando a atuação das proteções do sistema.
Para as próximas horas, a Epagri/Ciram, que monitora as condições meteorológicas no estado, alerta para ventos persistentes, com rajadas acima de80 km/hno Litoral Sul, Litoral Norte, Planalto Sul e Grande Florianópolis. O órgão informa também que, até a próxima terça-feira, há previsão de chuva frequente e alagamentos no Litoral de SC, devido à influência da forte circulação marítima.
A Celesc conta com a compreensão de todos seus clientes e informa que as equipes estão trabalhando exaustivamente para recuperar o sistema. Para registrar falta de energia, o consumidor pode ligar para o O800 da Empresa (0800-48-0196) ou enviar SMS para o número 48196, com a mensagem SEM LUZ e o número da unidade consumidora.
Centrais Elétricas de Santa Catarina
Ana Carolina Dall’Agnol
anacda@celesc.com.br
Informações adicionais também podem ser obtidas com as Agências Regionais Celesc