Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Celesc tem melhor resultado...

Celesc tem melhor resultado entre as distribuidoras públicas no Prêmio Abradee

celesc - premio 20140722 1458717290

A distribuidora paulista Elektro foi a vencedora nacional do Prêmio Abradee na categoria distribuidoras acima de 500 mil consumidores. Entre as empresas com até 500 mil unidades consumidoras, a ganhadora foi a Companhia Nacional de Energia Elétrica (SP). A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada em Brasília na última quinta-feira, 17 de julho.

A Celesc foi a distribuidora pública com os melhores resultados. A Empresa foi finalista em duas grandes categorias: Nacional e Região Sul. Na categoria Avaliação do Cliente, ficou em 6º. lugar, com valor final do Indicador de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP) de 86,4 — um pouco abaixo da vencedora na categoria, a Copel do Paraná, que ganhou o Prêmio com ISQP de 89,3.

Nos 12 indicadores do Prêmio de Responsabilidade Social, a Empresa obteve média final de 84,9 nos 12 atributos na categoria, fechando 3.015 pontos do total possível de 3.750 pontos no Indicador Ethos/FNQ. A vencedora da categoria, a Coelce, ficou com média final de 85,2 e 3.662 pontos no Indicador Ethos.

Primeira – Na categoria Melhor Distribuidora do País, a Empresa evoluiu positivamente subindo de 17º lugar no ano anterior para 12º neste ano. Com isso, ficou à frente de outras grandes distribuidoras públicas como Copel (15º) e Cemig (20ª colocação). Veja abaixo a evolução da Empresa nas principais categorias e nos atributos que compõem o ISQP:

 

Evolução Celesc no Prêmio Abradee

Categoria

Ranking 2013

Ranking 2014

Melhor Distribuidora Nacional

17º.

12º.

Avaliação pelo Cliente

8º.

6º.

Gestão Operacional

14º.

14º.

Gestão Econômico-financeira

25º.

16º.

Responsabilidade Social

15º.

9º.

Dos cinco atributos que compõem o Indicador para Melhor Avaliação do Cliente, a Empresa teve melhoria progressiva em quatro deles. Veja abaixo comparação nos últimos três anos:

Segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, a Pesquisa que serve de base para o Prêmio Abradee traz informações valiosas para a empresa: “Vamos avaliar nosso desempenho de forma muito efetiva e estabelecer uma postura mais estratégica diante desses resultados. Tenho claro que os avanços refletem a integração maior entre as áreas para o alcance dos grandes objetivos corporativos e os resultados das iniciativas de eficiência operacional, mas a Celesc tem potencial para muito mais”, afirma o presidente.

“Além dessa visão mais apurada do desempenho na Pesquisa, queremos conhecer as práticas de distribuidoras que são benchmarking, para planejar melhorias em cada um dos indicadores”, afirma. A ideia final é fortalecer a participação da Celesc nos Comitês da Abradee: “Queremos agregar valor a essa participação, contribuindo para nosso aperfeiçoamento interno e para o Setor Elétrico e, em decorrência, aumentar a satisfação do consumidor”, conclui Siewert.

Pesquisa – Os dados da 16ª Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente Residencial revelaram crescimento gradual e sustentado, a cada ano, da qualidade na prestação desses serviços. O levantamento realizado pela Innovare Pesquisa aponta aumento da satisfação de 78,7% em 2013 para 78,9% neste ano.

Segundo a apuração, desde 2005 o serviço de distribuição de energia elétrica tem mais de 76% de aprovação dos consumidores brasileiros. Nesta edição da pesquisa, foram realizadas 39.666 entrevistas, em 1.329 municípios, de quase todos os estados brasileiros, com a adesão de 46 distribuidoras que, em conjunto, atendem 98% dos consumidores do País. Veja matéria completa sobre a Pesquisa, clicando aqui.  

Informações adicionais para a imprensa:
Vânia Mattozo
Assessoria de Comunicação Celesc
vaniaam@celesc.com.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support