Celesc realiza SOS Rio Negro neste sábado
Para estimular o espírito voluntário entre seus empregados e a preservação da natureza, a Celesc promove neste sábado, 14, o SOS Rio Negro, mutirão de limpeza das margens e leito do rio, que separa os municípios de Mafra, no Planalto Norte catarinense, e de Rio Negro, no Paraná. A iniciativa, integrante do projeto Celesc Voluntária, ocorre em conjunto com as prefeituras, Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e ONGs das duas cidades.
Com o uso de 20 embarcações, os voluntários irão navegar em trechos do rio para coletar materiais recicláveis de suas águas, enquanto que outros participantes farão a limpeza por terra, recolhendo resíduos das margens, onde também promovem sua revitalização, por meio do plantio de mudas de árvores nativas doadas pela prefeitura de Rio Negro.
Será realizada ainda entrega de panfletos nos bairros do entorno com informações sobre uso racional de água e energia e sobre o descarte correto do lixo. Em paralelo, haverá também pedágio educativo em Mafra, na Praça Hercílio Luz, e em Rio Negro, na Praça João Pessoa, com distribuição de mudas de árvores e de sacolinhas de lixo para carro.
“Queremos dar bom exemplo em relação ao uso dos rios e sensibilizar a população sobre o destino adequado dos resíduos. O planeta é de todos, e devemos usar seus recursos de maneira sustentável, com o menor impacto possível”, avalia Viviani Remor, assessora de Responsabilidade Socioambiental da Celesc.
Para tanto, no primeiro semestre de 2015, as ações do Celesc Voluntária estão voltadas ao meio ambiente e contam com a mobilização de mais de 300 empregados, que realizaram mutirões de limpeza de praias e de rios em diversos pontos do estado. Viviani relata que, em Florianópolis, por exemplo, os participantes limparam cinco quilômetros da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, e retiraram 500 kg de resíduos sólidos das areias e restingas.
Celesc Voluntária
O programa Celesc Voluntária tem o objetivo de estimular o espírito voluntário, e, desde 2013, promove diversas ações em prol de entidades assistenciais, escolas, creches, asilos, praças. Nos últimos dois anos, realizou reformas, pinturas, melhorias de instalações elétricas, reaproveitamento de móveis e reforma de jardins, beneficiando mais de 32 mil pessoas e envolvendo cerca de 350 empregados.
A primeira ação ambiental do programa ocorreu em Videira, no Meio-Oeste, no final de 2013, quando os empregados retiraram mais de 700 kg de entulhos e resíduos das margens do Rio do Peixe, que banha a região. “O impacto positivo dessa iniciativa na comunidade local serviu de inspiração para que nosso calendário de atividades de 2015 iniciasse com foco nas ações ambientais, multiplicando essa conscientização em todo o Estado”, relata Viviani.
Serviço
O quê: SOS Rio Negro
Onde: concentração a partir das 7h30min na rua Rio de Janeiro, em Rio Negro, para voluntários em terra, e na Praça do Expedicionário (Praça do Correios), em Mafra, para voluntários que utilizarem embarcações
Data: 14 de março, sábado
Horário: 8h às 12h
Em caso de chuva, a ação será adiada
Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Imprensa Celesc
Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. – Celesc
E-mail: comunica@celesc.com.br
Atendimento 24h: 0800-480120
Site: www.celesc.com.br